+ UFPR

Diretor da Universidade de Soka visita a UFPR

Simone Meirelles     5 de dezembro de 2012 - 9h59

Foto: Leonardo Bettinelli

Uma das parcerias internacionais mais antigas realizadas pela UFPR foi tema de reunião na manhã desta quarta-feira. O vice-reitor Rogério Mulinari recebeu no Gabinete do Reitor o diretor Minoru Koide de Relações Internacionais da Universidade de Soka, do Japão. A visita abordou temas gerais do acordo e possibilidade de intensificação. Estavam presentes os professores Carlos Siqueira, diretor de Relações Internacionais da UFPR; Mario Takao Inoue, primeiro coordenador do convênio com Soka; e Luiz Gardenal,  do curso de Letras-Japonês, do  Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

Um dos temas foi o Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal brasileiro, que propicia intercâmbio para estudantes de graduação. O professor Koide manifestou a intenção da Universidade de Soka de aderir ao programa e com isso desenvolver ainda mais a parceria com a UFPR. Também foi abordada a possibilidade  de implementar ações de intercâmbio entre professores de estudo de línguas, visando aprimorar metodologias de ensino. Essa ideia será levada pelo diretor japonês para discussão na instituição.

No final do encontro, o professor Koide cumprimentou o vice-reitor pelo centenário da UFPR, que será comemorado no dia 19 de dezembro.