Diploma de jogador de futebol negro formado em Medicina pela UFPR, em 1945, é entregue ao reitor por cônsul do Senegal

Uma cópia do diploma de um jogador de futebol negro formado pela UFPR, em 1945, foi entregue pelo cônsul geral do Senegal para Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, ao reitor Ricardo Marcelo Fonseca durante uma visita nesta sexta-feira (7), na Reitoria. O documento traz informações sobre a formatura de Oswaldo Ferreira dos Santos, em 13 de dezembro de 1945, na antiga Faculdade de Medicina do Paraná, fundada em 1914 e incorporada à Universidade do Paraná em 1946.

O paranaense Oswaldo dos Santos, na época também conhecido por jogar na Seleção Paranaense, formou-se médico aos 29 anos e é tio do cônsul por parte de pai. O cônsul manifestou ao reitor o desejo de resgatar a história de Oswaldo dos Santos, ainda pouco conhecida pela universidade. O médico se formou no mesmo ano que a engenheira civil Enedina Marques, primeira engenheira negra do Brasil e formada pela UFPR, homenageada no último dia 20 com uma placa no Setor de Tecnologia, em Curitiba.

O reitor Ricardo Marcelo e o cônsul Ozeil dos Santos; e o diploma de Oswaldo dos Santos. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

“Os jornais da época citaram a formatura em poucas linhas, disseram apenas ‘craque de futebol se forma em Medicina'”, conta Ozeil. Entre as assinaturas do diploma de Oswaldo dos Santos está a do então diretor da Faculdade de Medicina do Paraná, Victor Ferreira do Amaral e Silva, que se tornaria, no ano seguinte, o primeiro reitor da universidade, da qual é considerado um dos fundadores. A Universidade do Paraná foi federalizada em 1950.

Dia da Consciência Negra

Durante a conversa, o reitor Ricardo Marcelo mencionou o projeto para que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, se torne um dia de ações acadêmicas voltadas à memória do povo negro na UFPR. A proposta, que partiu do corpo discente, está sob deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

“A ideia é de que, mais do que um feriado, seja um dia letivo dedicado às comemorações em torno do Dia da Consciência Negra”, explicou o reitor.

Veja mais fotos da visita

Errata: o texto da matéria foi corrigido às 15h51 de 13/12/18, frente à informação de que houve pelo menos um médico negro formado pela Faculdade de Medicina do Paraná antes de Oswaldo dos Santos: o professor Antenor Pamphilo dos Santos, formado na década de 1920 e diretor da faculdade quando da inauguração do Hospital de Clínicas (HC), em 1961. A fonte da informação é a pesquisadora Ana Vanali.