Extensão e Cultura

Dia do bibliotecário: UFPR conta com 73 profissionais e 20 bibliotecas; atendimento abrange comunidade universitária e público externo

Aline Fernandes França     12 de março de 2018 - 18h08

Somente em 2017, o Sistema de Bibliotecas da UFPR realizou mais de 323 mil empréstimos.
Foto: Samira Chami Neves

Fazer consultas, esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento. Um dos espaços mais frequentados pelos estudantes durante a vida acadêmica é a biblioteca.

Na Universidade Federal do Paraná, mais de 285 mil títulos impressos e 512 mil exemplares estão distribuídos em 20 bibliotecas, atendendo diferentes setores e campi da instituição. As unidades também reúnem 91 mil e 308 títulos de teses e dissertações e 721 mil exemplares de periódicos.

Encontrar uma obra específica nesse universo é uma tarefa complexa. Para isso, o bibliotecário tem uma função essencial.

“Há regras e normas para disponibilizar o material de forma mais correta e acessível. O objetivo é que o usuário encontre o livro ou a informação de diversas maneiras”, explica Tania de Barros Baggio, diretora do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR.

Tania ingressou na instituição como bibliotecária há 22 anos. Durante a carreira, precisou buscar atualizações. “Todos os nossos produtos e serviços dependem atualmente da tecnologia, tivemos que acompanhar as mudanças e aprender na prática. Os sistemas online facilitaram, porque antes poderia levar anos para uma publicação internacional chegar até aqui, agora a liberação é imediata e os pesquisadores já têm acesso à informação”, diz.

O SiBi da UFPR começou a ser informatizado em 2001. A atualização de software foi realizada em 2005 e a catalogação é 100% online.

As bibliotecas atendem aos servidores técnico-administrativos e docentes, inclusive aposentados, e estudantes da universidade. A comunidade externa pode realizar consultas.

“Precisamos manter contato com os cursos para atualizar a bibliografia básica e também realizar a preparação para avaliações do MEC. O sistema tem que estar em sintonia com as unidades da UFPR, abrangendo todas as áreas”, explica Tania.

O acervo digital inclui mais de 43 mil exemplares, entre e-books, teses, dissertações e outros materiais. Somente em 2017, foram realizados 323 mil empréstimos.

O quadro atual de servidores da UFPR conta com 73 bibliotecários. Tania afirma que é uma profissional realizada. “O trabalho inclui muita rotina e você tem que amar o que faz. Sou uma pessoa feliz na profissão”.

O dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março. Foto: Samira Chami Neves

Bibliotecas da UFPR

O Sistema de Bibliotecas da UFPR abrange uma sede administrativa (Biblioteca Central), 18 bibliotecas universitárias e uma biblioteca de ensino médio e profissionalizante. Confira os locais:

Em Curitiba:

Biblioteca de Ciências Agrárias