Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Dia de Campo aborda sistemas integrados e sustentabilidade de produção

Encurtar a distância do conhecimento produzido na Universidade Federal do Paraná em relação aos produtores rurais. Esse é um dos objetivos do 3º Dia de Campo em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, que aconteceu nesta quarta-feira (22) na Fazenda Experimental Canguiri da UFPR. O evento, que contou com cerca de 120 participantes, teve como público professores e estudantes de ciências agrárias, lideranças rurais, produtores agrícolas em geral, profissionais e empresas da área.
O professor Anibal de Moraes, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica de Sistemas Agropecuários (NITA), grupo que promoveu o evento, conta que “o Dia do Campo é uma forma de levar, ao público em geral, a oportunidade de receber as inovações que a pesquisa está apresentando como novidade para o campo e que isso possa ser adotado o mais rápido possível”.

Evento discute formas sustentáveis de produção

Entre os temas abordados no evento estão os Sistemas Integrados de produção agropecuária, que é uma tecnologia voltada para a produção de alimentos, tanto grãos, quanto fibras, carnes e leite. Segundo Moraes, os Sistemas Integrados são sistemas mais sustentáveis e que conseguem dar mais eficiência ao uso da terra. “Na mesma unidade conseguimos produzir mais alimentos, usando menos insumos”, conclui o professor.

“Por ser uma tecnologia recente ela precisa ser difundida, tanto no meio acadêmico quanto no produtivo. É uma tecnologia já reconhecida como mitigadora de gases do efeito estufa, que ajuda a recompor o solo degradado por processos de uso intensivo da terra” – reforça uma das participantes do encontro, Daniele Martim, mestranda do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal da UFPR.

Núcleo de Inovação Tecnológica de Sistemas Agropecuários

O NITA, Núcleo de Inovação Tecnológica de Sistemas Agropecuários, foi criado em 2011 com o objetivo de pesquisar os sistemas integrados. O grupo é orientado pela base teórica de que o incremento da diversidade e complexidade biológica possibilita explorar melhor as funções dos ecossistemas, pois promove ciclagem de nutrientes mais eficientes e maior sequestro de carbono. Dessa forma é possível reduzir o impacto ambiental do processo de produção, gerando melhorias na qualidade ambiental.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...