Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Medicina Veterinária inaugura sede

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ganhou um novo espaço na tarde desta segunda-feira (18). Professores, técnicos administrativos e alunos agora terão sede própria para o Departamento de Medicina Veterinária e poderão deixar as salas antes improvisadas dentro da estutura do Hospital Veterinário.

FOTO: Ana Assunção

“Esta é uma conquista histórica, que hoje se concretiza. Praticamente morávamos no Hospital Veterinário, ocupando salas e cada vez mais espaços pelo crescimento natural do curso. Ver que uma aspiração antiga pôde se tornar realidade e de maneira tão completa, moderna, dentro do que há de melhor na construção e se pensando em cada detalhe no conforto das pessoas, é uma satisfação muito grande”, conta o professor do curso, Ivan Deconto, na UFPR há 36 anos.

A obra de 638m² possui dois andares e é toda adequada às normas mais recentes de acessibilidade. São 13 gabinetes para os professores, dois laboratórios de estudo, uma sala de reuniões, além de copa e banheiros. Todos os ambientes de trabalho são climatizados e a preocupação com o conforto dos que se utilizarão do espaço esteve presente desde o projeto.

FOTO: Ana Assunção
FOTO: Ana Assunção

Para o chefe do Departamento de Medicina Veterinária, Peterson Dornbusch, é preciso que se veja a obra e o momento a partir de um resgate histórico. “Temos que respeitar esta inauguração como uma conquista de todos os professores que, ao longo dos mais de 80 anos do curso, deram sua contribuição para a consolidação da Medicina Veterinária e para a busca de condições cada vez melhores”, afirma. Além de Dornbusch, também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o diretor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Eduardo da Silva, o pró-reitor de Administração, Álvaro de Souza, o vice-reitor, Rogério Mulinari, e o reitor, Zaki Akel Sobrinho. Diversos professores do departamento também fizeram questão de comparecer à inauguração e participar de mais um marco para o curso.

Em sua fala, o reitor Zaki Akel ressaltou o valor da obra para o trabalho diário de professores e alunos, além de maior produtividade do curso. “Que tenhamos sempre como foco em nossos projetos o ‘cuidar das pessoas’ e não a obra pela obra. Hoje, neste momento de conquista, não se trata do prédio em si, mas de qualidade de vida para as pessoas, do resgate de dignidade no ambiente de trabalho e, só então, dos consequentes avanços para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou o reitor.

A nova sede do Departamento de Medicina Veterinária fica no Setor de Ciências Agrárias, entre o Núcleo de Concursos e o Hospital Veterinário.

Texto por Jaqueline Carrara

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...