Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Economia Rural e Extensão comemora hoje, quarta-feira (4), 50 anos

Prédio do Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo Juste Duarte)
Prédio histórico do Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo Juste Duarte)

Há 50 anos nascia o Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR, conhecido como DERE. Ao longo deste período, com professores reconhecidos, o departamento ajudou a formar profissionais de vários cursos da universidade e tornou-se um celeiro de gestores e administradores públicos. Para comemorar o cinquentenário, será promovida uma solenidade hoje,quarta-feira (4), às 19 horas, no Anfiteatro do Novo Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540).

Durante a cerimônia serão homenageados professores e técnicos administrativos aposentados, bem como os profissionais atuantes no departamento. Além disso, será lançada a pedra fundamental do novo prédio do departamento, a ser construído no próprio campus. Para finalizar, será servido um coquetel aos presentes.
De acordo com o professor João Bastista Padilha Junior, presidente da comissão organizadora dos 50 anos do DERE, a solenidade será uma grande homenagem aos que fizeram do departamento um dos mais produtivos do Setor de Ciências Agrárias. O evento contará com a presença do diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona, da chefe do Departamento de Economia Rural e Extensão, professora Vania Di Addario Guilmarães, e demais autoridades universitárias.

Atualmente, o DERE conta com 15 professores, que atendem a cinco cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia. Entre as disciplinas oferecidas pelo departamento estão Agronegócios, Comercialização Agrícola, Economia do Meio Ambiente, Legislação Agrária, Marketing de Produtos Agropecuários, Política Agrária, Política Florestal e Projetos Agrícolas, entre outras. Além disso, os docentes atuam em cursos de pós-graduação, como o Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal, e coordena o PECCA – Programa de Educação Continuada do Setor de Ciências Agrárias, que oferece cursos de pós-graduação a distância em diversas áreas (MBA em Gestão do Agronegócio, MBA em Gestão Florestal, MBA em Gestão Ambiental, Agronegócio, Economia e Meio Ambiente). Oferece, ainda, cursos de extensão em vários temas como: Manual de Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Operacionais Padronizados; Regularização Ambiental de Propriedades Rurais; Licenciamento Ambiental; Manejo e Inventário de Florestas Plantadas; Pagamento por Serviços Ambientais; Paisagismo Produtivo e Sistema de Informações Geográficas.

Foto histórica da Sala dos Professores do DERE
Foto histórica da Sala dos Professores do DERE

Histórico
O DERE foi instalado em 04 de março de 1965, e a 17 de março do mesmo ano foi empossado seu primeiro chefe, o professor Agostinho Bernardo da Veiga. Em 26 de abril de 1971, passou a chamar Departamento de Organização Rural, face às mudanças dentro da Universidade. A UFPR foi a primeira universidade do Brasil a lecionar como matéria obrigatória aos cursos de graduação a disciplina Extensão Rural. Em 1973, devido às mudanças organizacionais dentro da Universidade, criando os Setores, o departamento novamente mudou de nome passando a se chamar Departamento de Economia Rural e Extensão.

Texto por Simone Meirelles/ACS/Sucursal Agrárias

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...