Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Graduações oferecem atividades interativas na Feira UFPR Cursos e Profissões

Uma das disciplinas mais temidas entre os estudantes, a Química, ganhou um formato divertido na Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná. São jogos de memória, dominó e até bingo, em que os alunos precisam relacionar o nome com o símbolo da tabela periódica, e desafios sobre compostos químicos.

A iniciativa integra um projeto de Extensão de Química, em parceria com o curso técnico em Petróleo e Gás da UFPR. Os participantes concorrem a prêmios e ainda treinam o aprendizado na área.

Estande Jogos em Química. Fotos: Nicolle Schumacher

“Eu não sou chegada em Química, mas os jogos são divertidos, fica mais fácil de aprender”, conta a estudante Daniela Muller, que ainda está em dúvidas sobre a profissão que pretende seguir.

Larissa do Amaral, de 17 anos, achou os jogos interessantes. “Estou gostando, já joguei dominó e agora vou para o bingo. Gosto de Química e ela é mais atrativa quando a gente aprende se divertindo”, diz.

 

Medicina Veterinária

Um modelo alternativo ao uso de animal no ensino está entre os destaques do estande do curso de Medicina Veterinária.

“Utilizamos o modelo porque a gente tem que aprender a fazer a apalpação em vacas e a técnica ajuda a simular a situação real para que o aluno tenha treinamento antes da situação específica. Isso chama muito atenção dos visitantes, principalmente dos que tem afinidade com a Veterinária”, afirma a acadêmica do curso Gisele Rosa.

Gabriele Marins, de 16 anos, pensa em ingressar no curso. “Tirei dúvidas, achei interessante e fiquei mais empolgada. Não sabia em que áreas eu poderia atuar, achei interessante. Gostei da atividade”, diz.

Arquitetura e Engenharia Elétrica

O curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta diversas possibilidades para atuação na área. “A ideia é trazer uma noção do curso como um todo, dentro das categorias de arquitetura, urbanismo e paisagismo”, explica a acadêmica Tais Sestrem. As maquetes e desenhos despertam atenção e curiosidade dos estudantes.

Os jogos de vídeo-game são os atrativos no estande de Engenharia Elétrica. “Trouxemos o jogo guitar-hero com placas de cobre e você tem que clicar conforme a cor da luz, são vários controladores interativos”, diz Yuri Guedes, estudante do curso.

Também há um tubo de ar controlado pelo celular, via bluetooth, com sensores ultrassônicos. “Isso atrai bastante os estudantes, alguns vêm para ver os experimentos e acabam gostando do curso”, conclui Yuri.

A Feira de Cursos e Profissões segue até domingo, no complexo da UFPR em Piraquara. A entrada é gratuita e aberta à comunidade no sábado e domingo.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...