Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso tecnólogo de Palotina passa a ser Engenharia de Energias Renováveis

Pensar em energia é pensar em desenvolvimento. Cada vez mais é preciso investir em novas fontes energéticas, renováveis. Energias como eólica, solar, hídrica, biomassa têm enorme potencial e causam menores impactos ao ambiente. Nesse sentido, o Brasil é rico e tem potencial de pesquisa e crescimento. E, para atender a esta demanda, o curso de Tecnologia em Biocombustíveis da UFPR, lotado no Setor Palotina, passa a ser a graduação em Engenharia de Energias Renováveis. A partir do vestibular 2014/2015, o estudante poderá se inscrever no curso.

Segundo a coordenadora da graduação, Maria Cristina Milinski, o aluno sairá habilitado para atender à demanda do setor de energias nas áreas de pesquisa, produção e desenvolvimento. “Esse aluno vai ter uma formação focada na parte de energias, não só biocombustíveis, mas voltada também às novas energias sustentáveis”, explica.

Serão ofertadas 60 vagas para o turno matutino, já pensando em proporcionar ao estudante a oportunidade de trabalhar na área desde o ínicio. A graduação é nova no Brasil; apenas três universidades têm o curso. Para a coordenadora, é a engenharia do futuro. “É a engenharia do futuro, pois precisamos pensar cada vez mais em fontes renováveis. Pesquisar fontes que possam usar resíduos, visto que consumimos cada vez mais, gerando mais resíduos. O que fazer com tudo isto? Nós queremos transformar em energia”, vislumbra Milinski.

Dados do Ministério de Minas e Energia mostram que 45% de toda a energia produzida no país em 2010 teve origem em recursos naturais renováveis. “Este é um mercado e cresce a cada dia. A grade do curso será voltada, desde o primeiro semestre, a desenvolver pesquisas e à produção das energias”, ressalta.

Por Ale Fernandes

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...