Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Curso de Medicina de Toledo inicia ano letivo 2018 em novo campus, cinco vezes maior que o atual

Superintendência de Comunicação Social     8 de fevereiro de 2018 - 15h22

Cristina: “Nós ganharemos muito em qualidade porque o prédio é espaçoso, com um projeto arquitetônico desenvolvido pela UFPR para atender todas as especificidades do curso de Medicina”. Imagem: Samira Chami Neves.

O campus da UFPR em Toledo, onde funciona o curso de Medicina, terá uma nova sede já na volta às aulas, no próximo dia 19: um prédio com dois blocos interligados, três pavimentos e área total de 9 mil metros quadrados. Deste total, inicialmente, serão ocupados 4,6 mil metros quadrados, que abrigam salas de aula, laboratórios, centro de simulação e outras unidades didáticas. A transferência para o imóvel será concluída nesta sexta-feira (dia 9) e envolve toda a comunidade acadêmica.

Em junho, serão entregues mais 850 metros quadrados, onde funcionarão o refeitório e as salas dos professores. Quando concluída, a  nova sede terá, além das salas de aula e dos laboratórios, área administrativa e um centro de eventos. A inauguração do prédio – que começou a ser construído há cerca de um ano – está prevista para o dia 21 de março, com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFPR está sendo construído com recursos do empresário Luiz Donaduzzi. A sede é o primeiro empreendimento do Biopark, um parque tecnológico de biociências, também idealizado por Donaduzzi e sua esposa,  Carmen. Fundador da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, o empresário doará o novo prédio à UFPR.

Ganho de qualidade

A diretora do campus de Toledo, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, explica que, quando estiver concluída, a nova sede trará um ganho de qualidade significativo ao curso. O novo prédio terá cinco vezes mais espaço que a sede atual, cedida temporariamente pela Prefeitura. “Nós ganharemos muito em qualidade porque o prédio é espaçoso, com um projeto arquitetônico desenvolvido pela UFPR para atender todas as especificidades do curso de Medicina”, diz.

A obra é acompanhada por arquitetos e engenheiros da UFPR.  Cristina destaca ainda todo o empenho que o campus Toledo tem recebido da administração central da universidade para a viabilização das atividades na nova sede.

O curso tem Medicina tem 120 alunos, 26 professores e oito servidores técnicos. Na volta às aulas, no dia 19, os 30 alunos aprovados no vestibular 2017/2018 para o 1º semestre serão incorporados ao curso, que tem duração de seis anos, começou a operar em 2016 e adota uma estratégia moderna, com o ensino baseado na comunidade, utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem, seguindo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Medicina definidas pelo Ministério da Educação.

Em abril do ano passado, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca e o diretor de Apoio aos Campi Avançados, Helton José Alves, visitaram  o campus Toledo. Além deste espaço, os alunos de Medicina têm aulas de campo em unidades de saúde, Unidades de Pronto atendimento (UPA), ambulatórios de especialidades e no hospital filantrópico do município. Em contrapartida, a cidade ganhou uma unidade de ensino e pesquisa importante para o desenvolvimento da região Oeste do Paraná.

Por Aurélio Munhoz e Lorena Klenk


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR