Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Medicina de Toledo inicia ano letivo 2018 em novo campus, cinco vezes maior que o atual

Cristina: “Nós ganharemos muito em qualidade porque o prédio é espaçoso, com um projeto arquitetônico desenvolvido pela UFPR para atender todas as especificidades do curso de Medicina”. Imagem: Samira Chami Neves.

O campus da UFPR em Toledo, onde funciona o curso de Medicina, terá uma nova sede já na volta às aulas, no próximo dia 19: um prédio com dois blocos interligados, três pavimentos e área total de 9 mil metros quadrados. Deste total, inicialmente, serão ocupados 4,6 mil metros quadrados, que abrigam salas de aula, laboratórios, centro de simulação e outras unidades didáticas. A transferência para o imóvel será concluída nesta sexta-feira (dia 9) e envolve toda a comunidade acadêmica.

Em junho, serão entregues mais 850 metros quadrados, onde funcionarão o refeitório e as salas dos professores. Quando concluída, a  nova sede terá, além das salas de aula e dos laboratórios, área administrativa e um centro de eventos. A inauguração do prédio – que começou a ser construído há cerca de um ano – está prevista para o dia 21 de março, com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFPR está sendo construído com recursos do empresário Luiz Donaduzzi. A sede é o primeiro empreendimento do Biopark, um parque tecnológico de biociências, também idealizado por Donaduzzi e sua esposa,  Carmen. Fundador da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, o empresário doará o novo prédio à UFPR.

Ganho de qualidade

A diretora do campus de Toledo, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, explica que, quando estiver concluída, a nova sede trará um ganho de qualidade significativo ao curso. O novo prédio terá cinco vezes mais espaço que a sede atual, cedida temporariamente pela Prefeitura. “Nós ganharemos muito em qualidade porque o prédio é espaçoso, com um projeto arquitetônico desenvolvido pela UFPR para atender todas as especificidades do curso de Medicina”, diz.

A obra é acompanhada por arquitetos e engenheiros da UFPR.  Cristina destaca ainda todo o empenho que o campus Toledo tem recebido da administração central da universidade para a viabilização das atividades na nova sede.

O curso tem Medicina tem 120 alunos, 26 professores e oito servidores técnicos. Na volta às aulas, no dia 19, os 30 alunos aprovados no vestibular 2017/2018 para o 1º semestre serão incorporados ao curso, que tem duração de seis anos, começou a operar em 2016 e adota uma estratégia moderna, com o ensino baseado na comunidade, utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem, seguindo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Medicina definidas pelo Ministério da Educação.

Em abril do ano passado, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca e o diretor de Apoio aos Campi Avançados, Helton José Alves, visitaram  o campus Toledo. Além deste espaço, os alunos de Medicina têm aulas de campo em unidades de saúde, Unidades de Pronto atendimento (UPA), ambulatórios de especialidades e no hospital filantrópico do município. Em contrapartida, a cidade ganhou uma unidade de ensino e pesquisa importante para o desenvolvimento da região Oeste do Paraná.

Por Aurélio Munhoz e Lorena Klenk

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...