UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Gestão da Informação adota método inovador no currículo

O curso de Graduação em Gestão da Informação da UFPR está implantando novos métodos no currículo, baseado nos modelos existentes na União Europeia e que incentivam o uso da tecnologia, como as aulas virtuais. O aluno passa a construir o seu conhecimento e é melhor preparado para o que o mercado exige. Para se adaptar à nova forma de buscar conhecimentos, os professores do curso participaram nesta semana de um seminário que trouxe à Curitiba, o professor Manuel Cebrián de la Serna, doutor em Pedagogia e professor da Universidade de Málaga, na Espanha.

O visitante esteve na manhã desta sexta-feira (08/02) no Gabinete da Reitoria e foi recebido pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. Acompanhado pelos pró-reitores de Graduação Maria Amélia Sabbag Zainko e de Pesquisa e Pós-Graduação Sérgio Scheer e professores da UFPR, Cebrián disse que é necessário adaptar o ensino às tecnologias e fazer uso das redes sociais, por exemplo. “Os alunos necessitam cada vez mais dessas técnicas”, destacou o pesquisador. O método E-portfólio, que o professor Cebrián está trazendo para a UFPR está implantado há pelo menos duas décadas em diversas universidades europeias. Ele disse que é necessário mudar a cultura dos professores, que hoje ainda estão muito voltados para a técnica de transmitir conhecimentos.

Professora Helena Nunes, em reunião com professor Manuel Cebrián de la Serva

Segundo a professora Helena Nunes, o novo método deve ser implantado em 2013 e espera-se que daqui a dois anos possa ser feita a primeira avaliação. O curso de Gestão da Informação tem 200 alunos na graduação. E para trabalhar a avaliação das competências, outro professor da Espanha deverá vir em julho. Juan José Monedero Moya  que orientará os professores da UFPR sobre os procedimentos que avaliam o desempenho.

Os contatos com os pesquisadores da Universidade de Málaga começaram em 2008, quando a UFPR passou a integrar a Rede Ibero-Americana de Universidades, com a finalidade de analisar formas de usar a tecnologia em sala de aula. A parceria já permitiu a viagem da professora Maria do Carmo Duarte Freitas para acompanhar de perto a rotina da universidade espanhola.

Veja mais fotos aqui.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...