Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de extensão para servidores do sistema de Justiça do Paraná discute política de uso do solo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, nos dias 23, 29 e 30 de novembro, o curso de extensão “Política de Uso do Solo – Instrumentos tributários e não tributários”, com o objetivo de capacitar integrantes do sistema de Justiça para análise e tomada de decisões sobre questões relativas ao planejamento e gestão da cidade.

Com 40 vagas disponíveis, o curso é gratuito e direcionado a servidores públicos de instâncias do sistema de Justiça do Paraná como Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil/Paraná.

A programação contempla disciplinas sobre direito de propriedade e direito de construção, leis urbanísticas e controle territorial, regulação do uso e ocupação do solo, temas centrais no desenvolvimento, Tribunal/Júri simulado, Jogo do Desenvolvimento Urbano, entre outras atividades.

Durante o curso, busca-se reconhecer princípios norteadores dos instrumentos de gestão do solo urbano; subsidiar a tomada de decisão sobre políticas de uso do solo; orientar decisões relacionadas às políticas públicas que utilizem instrumentos voltados ao financiamento da urbanização e estabelecer aproximação entre academia e gestão pública.

Estão envolvidos no evento o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, o Laboratório de Habitação e Urbanismo, o grupo Propolis do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR e o Instituto Lincoln de Políticas do Solo (Lincoln Institute of Land Policy).

No dia 23 de novembro, o curso será realizado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) localizada na Rua Brasilino Moura, 253, Ahú, Curitiba, e nos dias 29 e 30 na OAB situada na Rua Cândido Lopes, 146, Centro, Curitiba. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia 9 de novembro.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...