Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Curso de Comunicação Social celebra 50 anos debatendo desafios tecnológicos e do mercado

Superintendência de Comunicação Social     17 de setembro de 2014 - 15h07

O evento reuniu professores, alunos e profissionais da área. Foto: Marcos Solivan

Na manhã desta quarta-feira, dia 17, o departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná promoveu um encontro em comemoração aos 50 anos do curso. Realizado no auditório do campus Juvevê, o evento promoveu uma palestra com a professora Elizabeth Saad Corrêa, da Escola de Comunicação e Artes da USP, e um debate mediado por Mário Messagi Júnior, chefe do departamento anfitrião.

Luiz Paulo Maia, vice-diretor do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR e mais antigo professor do departamento de comunicação, com 32 anos de casa, homenageou os fundadores e citou a importância do curso para Curitiba e o Paraná. “O curso caminha para sua maturidade com a implantação do mestrado”, afirma Maia, referindo-se ao programa de pós-graduação, que abriu vagas para sua primeira turma em 2010. “O próximo passo é consolidar esta maturidade com a futura fundação do doutorado”, diz, acrescentando estar muito honrado por participar do evento.

O vice-reitor Rogério Mulinari também participou da abertura, destacando os desafio sociais do curso e agradecendo a dedicação da comunidade acadêmica ao lidar com a recente crise no curso de jornalismo, que tinha tido as matrículas de 2014 suspensas pelo MEC. “Foi preciso enxergar na crise uma oportunidade de avançar e traçar novos rumos”, relembrou.

A tecnologia transforma

Com o tema “Desafios do comunicador ante a convergência tecnológica”, a palestra de Elizabeth Saad Corrêa abordou a multiplicidade de mudanças que vêm acontecendo no mercado de trabalho e, consequentemente, na carreira dos comunicadores. A professora listou novas tendências na área, destacando que a digitalização já é algo consolidado e que é desta premissa que nascem outras questões.

Saad destacou que é necessário expandir competências. Foto: Marcos Solivan

De acordo com dados da Pesquisa Statista 2014, atualmente 40% da população mundial está conectada na rede com algum tipo de dispositivo móvel, com previsão de que este número suba para 90% em 2017. Destes, a maioria será de africanos e asiáticos. Por isso, é necessário que os profissionais aprendam a adaptar sua produção para estes meios e, ao mesmo tempo, também aprendam outras competências, como análise de banco de dados e produção audiovisual. “Há a tendência da diluição das fronteiras entre as habilitações”, aponta, referindo-se às divisões no curso de Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Novo currículo

Tendência essa, que é contrário às diretrizes que o Ministério da Educação determinou para os cursos de Jornalismo e Relações Públicas. De acordo com o chefe de departamento, Mário Messagi Jr., a partir de 2016, as turmas aprovadas no vestibular terão um novo currículo e as três habilitações serão separadas, não mais fazendo parte de um mesmo bacharelado. Apesar disso, ele explica que será aberta uma disciplina “inter-profissões” focada na inovação.

“A renovação curricular e a criação de novas disciplinas é algo que está acontecendo em todo o país”, comenta Elizabeth, referindo-se a esta portaria decretada pelo MEC. A coordenadora do departamento de comunicação da UFPR, Rosângela Stringari, explica que este novo projeto pedagógico está sendo elaborado há alguns anos, deve incluir 21 disciplinas integradas entre os três cursos e será entregue em novembro deste ano. “A perspectiva é sempre de evolução. Então, um evento como este é essencial para resgatar a memória deste curso que foi tão importante para o Paraná”.

“Hoje, há uma relação muito mais aberta entre os alunos e professores”, conta. Para ela, os maiores avanços deste meio século história vêm da relação com os avanços tecnológicos, que trouxe mudanças brutais, e um maior protagonismo dos alunos.

Por Jéssica Maes


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR