Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Agronomia da UFPR: homenagens na comemoração dos 100 anos

Homenageados no evento (foto ACS)
Homenageados no evento (foto ACS)

A emoção e bom humor marcaram a solenidade que comemorou os 100 anos de fundação do curso de Agronomia da Agronomia da Universidade Federal do Paraná. Muitos ex-alunos que hoje ocupam cargos de liderança no Paraná e em outros estados marcaram presença no evento e o reencontro animado rendeu histórias e risadas.
Na sessão comemorativa, o reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou que o curso de Agronomia da UFPR formou gerações que ajudaram a desenvolver a vocação agrícola do Paraná. Uma das autoridades presentes foi o senador Blairo Baggio (MT), também ex-governador do Mato Grosso e formado em Agronomia pela UFPR. “Posso dizer que muito do que sou devo ao que aprendi aqui, não apenas com o conhecimento acadêmico e profissional, mas também na convivência com pessoas diferentes, com outras ideias e costumes”, relatou ele.
O diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, fez referência à necessidade de valorização da história, que garante identidade e orgulho. “O centenário do curso de Agronomia é um marco e basta ver os vários setores e lideranças aqui representados para entender a dimensão da importância desse curso”, ressaltou. O atual coordenador do curso, professor João Carlos Bespalhok Filho, destacou a importância e dedicação dos professores e técnicos-administrativos para a construção dessa história.
Na solenidade, foram entregues placas comemorativas a diversos ex-alunos e representantes de entidades (confira a lista abaixo).
Reitor Zaki Akel Sobrinho fala durante o evento
Reitor Zaki Akel Sobrinho fala durante o evento

Seminário
No período da tarde, um seminário alusivo aos 100 anos reuniu alunos e professores em torno do tema “Papel da Agronomia: Passado, Presente e Futuro”. A acadêmica Catherine Machulek, presidente da Semear Consultoria Jr. (empresa júnior do curso), discutiu o futuro da agricultura no país do ponto de vista dos jovens. A permanência dos jovens no campo foi uma das questões centrais. Ela apresentou pesquisa feita entre alunos da UFPR que mostra que 34% dos estudantes de Agronomia da instituição são filhos de produtores, 19,5% não são produtores, mas a família possui uma propriedade rural, e 46% não são filhos de proprietários e nem possuem terras. Enquanto alguns vêem no curso a possibilidade de agregar tecnologia a um empreendimento de família e se estabelecer no campo, outros vislumbram possibilidades diferentes. “A Agronomia é ampla e possui inúmeras opções interdisciplinares. Então há um vasto campo de trabalho. O importante é ter em mente que o egresso deve fazer a diferença, retribuindo à sociedade o conhecimento adquirido”, disse ela.
Em seguida, o ex-aluno da UFPR e engenheiro agrônomo da Emater-PR, Joaquim Carlos Thomas, abordou “Agricultura do Paraná – Visão de Futuro: Desafios e Oportunidades”. Ele ressaltou que a agricultura ainda pode contribuir muito para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil, há espaço para isso. Outros palestrantes foram o professor Jeferson Dieckow, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e o diretor presidente do IAPAR, Florindo Dalberto.

João Bespalhok, Amadeu Bona Filho, Blairo Maggi e Zaki Akel Sobrinho na solenidade
João Bespalhok, Amadeu Bona Filho, Blairo Maggi e Zaki Akel Sobrinho na solenidade

Confira os homenageados no evento dos 100 anos da Agronomia

• Engenheiro Agrônomo Ágide Meneguette – Presidente do Sistema FAEP representando os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuam no sistema de representação do setor agrícola brasileiro.
• Engenheiro Agrônomo João Paulo Kosloski – Presidente do Sistema OCEPAR os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuam no sistema cooperativista brasileiro.
• Engenheiro Agrônomo Blairo Maggi – Senador da República Federativa do Brasil pelo Estado do Mato Grosso representando os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuaram em cargos eletivos no executivo estadual e no legislativo federal brasileiro
• Engenheiro Agrônomo Lindsley da Silva Rasca Rodrigues – Deputado Estadual do Paraná representando os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuaram em cargos eletivos no legislativo dos estados brasileiros
• Engenheiro Agrônomo Manfred Leoni Schmid – sócio fundador da Agrotis Agroinformática. representando os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuam como profissionais em empreendimentos agronômicos no Brasil.
• Engenheiro Agrônomo Alceu Feldman – presidente do Grupo Fertipar, representando os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuam como dirigentes empresarias no Brasil e no exterior.
• Engenheiro Agrônomo Jorge Miguel Samek – Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional , representando os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuam como nas empresas estatais nacionais e multinacionais brasileiras.
• Engenheiro Agrônomo Florindo Dalberto, Diretor-Presidente do Iapar, representando os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuam como nas instituições de pesquisa agropecuária brasileira.
• Engenheiro Agrônomo Luiz Lucchesi, representando os egressos do Curso de Agronomia/UFPR que atuam na representação profissional brasileiro junto ao Sistema Confea/Crea.
• Acadêmico de Agronomia Rafael Kuhnen , Presidente do CAALV – Centro Acadêmico de Agronomia Lycio Vellozo, representando o corpo discente do Curso de Agronomia/UFPR.
• Engenheiro Agrônomo João Bespalhok , Professor e atual Coordenador do Curso de Agronomia/UFPR representando os professores que contribuíram para a formação dos profissionais formados pela UFPR.
• Médico Veterinário Amadeu Bona Filho, Diretor do Setor de Ciências Agrárias, representando os diretores de setor da UFPR que contribuíram para o aprimoramento do Curso de Agronomia da UFPR.
• Administrador Zaki Akel Sobrinho, Reitor da UFPR, representando os reitores da UFPR que contribuíram para com o aprimoramento do Curso de Agronomia desta Centenária Instituição Superior de Ensino.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...