+ UFPR

COUN aprova parecer que desvincula o Centro de Estudos do Mar do Setor de Ciências da Terra

Superintendência de Comunicação Social     8 de novembro de 2018 - 12h42

O Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (8), a desvinculação do Centro de Estudos do Mar (CEM) do Setor de Ciências da Terra. A partir de agora, o CEM passa a estar vinculado diretamente à Reitoria da universidade.

A decisão não retira o status de Campus Avançado já alcançado pela unidade, agora sem vínculo com qualquer setor, concedendo a ela autonomia no âmbito administrativo, execução orçamentária, assim como a garantia de participação nos Conselhos Superiores. O parecer aprovado foi elaborado pelos conselheiros Vera Karam de Chueiri e Amadeu Bona Filho.

Atualmente, o CEM possui 55 docentes permanentes, 3 docentes substitutos e 31 técnicos-administrativos que trabalham nos cinco cursos de graduação, na pós-graduação, na extensão, na pesquisa e nos serviços desenvolvidos no centro.

“O Centro de Estudos do Mar é uma das unidades da universidade que mais cresceram ao longo dos últimos anos e teve a maior expansão, passando a ofertar cursos de Engenharias e Licenciaturas. Considero este um momento especial para que a universidade reflita sobre a importância da presença da UFPR no litoral do Paraná”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.