Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Coordenadores do programa de licenciatura de professores de escolas públicas realizam encontro em Londrina

equipe da UFPR no encontro de Londrina. Foto: arquivo Parfor

Estudantes de graduação e professores da UFPR que coordenam o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) participaram do encontro estadual deste projeto na Universidade Estadual de Londrina. O Parfor é um programa do Ministério da Educação para que professores das escolas públicas possam fazer a segunda licenciatura e tem a coordenação das universidades.

Na UFPR há duas turmas uma de música e outra de formação pedagógica. Em 2013, o Programa será ampliado com a formação de mais três turmas – Física, Sociologia e Música. Os cursos têm duração de dois anos e meio a três anos.

No encontro na UEL, os estudantes do Programa apresentaram trabalhos. A turma de Música levou vídeos sobre trabalhos desenvolvidos no curso, além de um número musical. O evento contou com palestras e seminários, que discutiram a formação de professores e a educação em geral.

A coordenadora de Políticas de Formação de Professores da UFPR, Glaucia Brito, conduziu os debates sobre as trocas de experiências entre os coordenadores dos outros cursos do Parfor. As perspectivas e ações do programa para o Paraná foram apresentadas pela professora Suzette Bornatto, coordenadora geral do programa na UFPR. Uma das palestras mais aguardadas foi a do professor português José Pacheco que abordou a experiência da Escola da Ponte, em Portugal. A escola tem um método pedagógico diferente, em que nenhum aluno é aluno de um professor só, nem um professor é professor só de alguns alunos.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...