17 de julho de 2013

Coordenadores do programa de licenciatura de professores de escolas públicas realizam encontro em Londrina

Por Maria de Lurdes Welter Pereira
Imprimir esta notícia

equipe da UFPR no encontro de Londrina. Foto: arquivo Parfor

Estudantes de graduação e professores da UFPR que coordenam o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) participaram do encontro estadual deste projeto na Universidade Estadual de Londrina. O Parfor é um programa do Ministério da Educação para que professores das escolas públicas possam fazer a segunda licenciatura e tem a coordenação das universidades.

Na UFPR há duas turmas uma de música e outra de formação pedagógica. Em 2013, o Programa será ampliado com a formação de mais três turmas – Física, Sociologia e Música. Os cursos têm duração de dois anos e meio a três anos.

No encontro na UEL, os estudantes do Programa apresentaram trabalhos. A turma de Música levou vídeos sobre trabalhos desenvolvidos no curso, além de um número musical. O evento contou com palestras e seminários, que discutiram a formação de professores e a educação em geral.

A coordenadora de Políticas de Formação de Professores da UFPR, Glaucia Brito, conduziu os debates sobre as trocas de experiências entre os coordenadores dos outros cursos do Parfor. As perspectivas e ações do programa para o Paraná foram apresentadas pela professora Suzette Bornatto, coordenadora geral do programa na UFPR. Uma das palestras mais aguardadas foi a do professor português José Pacheco que abordou a experiência da Escola da Ponte, em Portugal. A escola tem um método pedagógico diferente, em que nenhum aluno é aluno de um professor só, nem um professor é professor só de alguns alunos.

Palavra(s)-chave: ,