Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Convênio permite que graduandos de Fisioterapia façam estágio no centro de tráfego aéreo da Aeronáutica

Os graduandos do curso de Fisioterapia da UFPR terão agora a possibilidade de fazer o estágio curricular — que é obrigatório para a profissão — no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta II), da Aeronáutica, localizado no bairro Bacacheri, em Curitiba. Na última quarta-feira (6) foi oficializado o convênio de concessão de estágio entre a UFPR e a Organização de Saúde da Aeronáutica (OSA), no Cindacta, durante uma reunião que teve a participação da vice-reitora Graciela de Muniz e do major Vicente Cordeiro Netto, do Esquadrão de Saúde de Curitiba (ES-CT).

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Márcia Delattre Zocolotti, conta que a ideia foi levada à Aeronáutica há dois anos, quando o diálogo para o acordo começou. Segundo ela, a consolidação do convênio aumenta as perspectivas para a experiência dos graduandos, que buscam, durante o curso, uma formação ampla.

Oficialização do convênio para viabilizar estágio de alunos de Fisioterapia da UFPR na Aeronáutica ocorreu no último dia 6. No centro da foto, o Major Vicente Cordeiro Netto, do ES-CT, e a vice-reitora Graciela de Muniz. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

Segundo as regras do estágio supervisionado no curso, um dos objetivos é proporcionar vivência nos diferentes níveis de complexidade de atenção integral à saúde humana. “Essa parceria vai ampliar o campo de atuação do nosso estudante, que vai ter a oportunidade de aprender com os oficiais”, avalia.

Em 2019, seis alunos do curso farão o estágio no Cindacta II. De acordo com a vice-coordenadora do curso, Talita Gianello Gnoato Zotz, a expectativa é que o número seja ampliado no ano que vem. No curso, o estágio obrigatório deve ser realizado nos dois últimos semestres (o 7.º e o 8.º). O convênio terá validade de um ano a partir da data de publicação no Diário Oficial da União.

Ensinar e aprender

A vice-reitora Graciela de Muniz salientou que o convênio, que é inédito entre as instituições, pode vir a oferecer outras oportunidades de aproximação com a Aeronáutica para a viabilização de estágios supervisionados. Uma possibilidade já destacada é com o curso de Odontologia. “Essas parcerias são fundamentais para a formação de recursos humanos e principalmente, para a integração com a sociedade e para que formemos nossos profissionais para isso”.

O major Vicente Cordeiro Netto lembra que a aproximação com a UFPR é uma novidade para a guarnição, que tradicionalmente está voltada para um dia a dia operacional. Ele afirma, porém, que a perspectiva de convivência com estudantes é positiva.

“A aproximação com a academia terá grande impacto na qualidade de ensino e do atendimento”, acredita. “Afinal de contas, uma vez se disse que a gente aprende muito quando ensina. Espero que nossa equipe de fisioterapeutas possa fazer um bom trabalho ensinando e aprendendo com os alunos da UFPR”.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...