Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Construção de ponte entre São Paulo e Mato Grosso do Sul não afeta peixes do Rio Paraná

Superintendência de Comunicação Social     27 de junho de 2013 - 9h17

Coleta de peixes. Foto: ITTI

A segunda coleta realizada nas águas do Rio Paraná mostrou que não há evidências técnicas de que a construção da ponte na BR-262, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, esteja afetando a comunidade de peixes. A amostragem foi realizada pela equipe de biólogos do GIA (Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais) com acompanhamento de pesquisadores do Programa de Proteção de Flora e Fauna da UFPR.

A próxima coleta deve ser feita após o término das obras, programado para 2014. Segundo o engenheiro ambiental do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura da UFPR, Tiago Ostrovski, foi possível observar que na segunda amostragem o número de peixes foi mais elevado. Foram coletados 108 peixes em julho de 2012 e em abril de 2013, este número subiu para 337, sendo empregado o mesmo esforço amostral nas duas coletas. A riqueza de espécies também foi maior na segunda campanha (24 e 32 respectivamente).

As espécies mais abundantes foram o lambari (Moenkhausia sp), jauzinho (Parauchenipterus galeatus), acará (Geophagus proximus), rique-rique (Trachydoras paraguayensis) e piau-três-pintas (Leporinus friderici).

pesquisa para ver o impacto da construção da ponte. Foto: ITTI

Programa de Proteção da Fauna e Flora ─ O Programa de Proteção da Fauna e Flora integra o Plano Básico Ambiental, executado pela UFPR/Itti, através do Termo de Cooperação firmado entre a UFPR e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O projeto é responsável pela gestão e supervisão ambiental da construção da Ponte sobre o Rio Paraná na BR-262, entre os municípios de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e Castilho, São Paulo.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (Itti) da UFPR atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/Itti também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

informações do Itti.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR