Ciência e Tecnologia

Construção de ponte entre São Paulo e Mato Grosso do Sul não afeta peixes do Rio Paraná

Superintendência de Comunicação Social     27 de junho de 2013 - 9h17

Coleta de peixes. Foto: ITTI

A segunda coleta realizada nas águas do Rio Paraná mostrou que não há evidências técnicas de que a construção da ponte na BR-262, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, esteja afetando a comunidade de peixes. A amostragem foi realizada pela equipe de biólogos do GIA (Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais) com acompanhamento de pesquisadores do Programa de Proteção de Flora e Fauna da UFPR.

A próxima coleta deve ser feita após o término das obras, programado para 2014. Segundo o engenheiro ambiental do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura da UFPR, Tiago Ostrovski, foi possível observar que na segunda amostragem o número de peixes foi mais elevado. Foram coletados 108 peixes em julho de 2012 e em abril de 2013, este número subiu para 337, sendo empregado o mesmo esforço amostral nas duas coletas. A riqueza de espécies também foi maior na segunda campanha (24 e 32 respectivamente).

As espécies mais abundantes foram o lambari (Moenkhausia sp), jauzinho (Parauchenipterus galeatus), acará (Geophagus proximus), rique-rique (Trachydoras paraguayensis) e piau-três-pintas (Leporinus friderici).

pesquisa para ver o impacto da construção da ponte. Foto: ITTI

Programa de Proteção da Fauna e Flora ─ O Programa de Proteção da Fauna e Flora integra o Plano Básico Ambiental, executado pela UFPR/Itti, através do Termo de Cooperação firmado entre a UFPR e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O projeto é responsável pela gestão e supervisão ambiental da construção da Ponte sobre o Rio Paraná na BR-262, entre os municípios de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e Castilho, São Paulo.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (Itti) da UFPR atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/Itti também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

informações do Itti.