Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário aprova moção de apoio à greve dos servidores técnico-administrativos

Em reunião na manhã desta quinta-feira (30), o Conselho Universitário da UFPR aprovou moção de apoio à paralisação dos servidores técnico-administrativos das universidades federais. A moção classifica a paralisação como “um movimento de luta e resistência à retirada de direitos inalienáveis e rejeita, no âmbito da UFPR, ações de qualquer natureza que porventura ameacem o efetivo exercício da democracia”.

Para o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca a “pauta, dos servidores técnico-administrativos é justíssima e necessária no contexto institucional e político em que o Brasil se encontra”. O reitor lembrou que itens pautados pela greve dos técnico-administrativos têm sido objeto de manifestações públicas da Reitoria, seja por meio de comunicados e manifestações via imprensa ou com eventos como o ciclo de debates “Pensando o Brasil”.

Indústria do petróleo

O Coun aprovou também, após exposição sobre a geopolítica do petróleo que o Brasil passou a praticar a partir de 2016, moção em defesa de um modelo nacionalista da indústria do petróleo, do pré-sal e da justa distribuição dos recursos em benefício da sociedade brasileira.

 

Abaixo a íntegra das duas moções aprovadas:

Moção do Conselho Universitário em apoio à greve dos servidores técnico-administrativos

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná – COUN/UFPR, reunido em 30 de novembro de 2017, considerando o papel relevante que a universidade pública em geral, e a UFPR em particular, desempenha na produção de conhecimento e no desenvolvimento social do país, reafirmando seu compromisso com a sociedade na defesa das políticas públicas de educação, saúde, assistência e previdência social, vem a público manifestar apoio ao movimento paredista dos trabalhadores técnico-administrativos da FASUBRA, pautado na defesa da carreira dos técnico-administrativos em educação e da estabilidade dos servidores públicos, contra o PLS 116/2017; a retirada da reforma da previdência e da MP 805/2017; o cumprimento do termo de acordo de greve de 2015; a revogação da reforma trabalhista; a manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade e a defesa das Universidades e Institutos Federais. O patamar civilizatório alcançado pela sociedade brasileira previu o direito à Greve como um direito fundamental social, imprescindível ao direito de organização, associação, exercício de atividade associativa e sindical bem como de manifestação livre quando da luta por direitos e garantias. A Organização Internacional do Trabalho tem como princípio a afirmação de que o trabalho não é mercadoria. Nossa Universidade, como centro de vanguarda na proteção dos direitos e reflexão acerca dos avanços da Modernidade e da consagração de uma sociedade coletiva e solidária repele qualquer ato que culmine em retrocesso social. Reconhecendo o direito de greve como legitimo, e ainda, considerando a possibilidade de acordo e a disposição da universidade em abrir discussão com os técnicos para a compensação do período de greve o COUN reafirma, dessa maneira, o apoio a esse movimento de luta e resistência à retirada de direitos inalienáveis e rejeita, no âmbito da UFPR, ações de qualquer natureza que porventura ameacem o efetivo exercício da democracia.

 

Moção do Coun/UFPR em defesa de um modelo nacionalista da indústria do petróleo, do pré-sal e da justa distribuição dos recursos em benefício da sociedade brasileira

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, reunido em 30 de novembro de 2017, após exposição sobre a conjuntura em torno a geopolítica do petróleo que o Brasil passou a praticar a partir de 2016, se posiciona contra o desmonte da cadeia produtiva energética, que coloca o país em um caminho subalterno de mero exportador de petróleo bruto em detrimento de segmentos industriais de sua cadeia do petróleo e gás, da indústria pesada, indústria naval e indústria de derivados e que impactam significativamente no desenvolvimento científico tecnológico do país. Propugna e cobra do governo uma revisão da posição que deixa desprotegida a economia brasileira que depende da indústria petrolífera. O COUN lembra que a campanha com o lema “O Petróleo é Nosso” ensinou a todos que antes de qualquer decisão de macropolítica é necessário que seja levada em consideração o que é a maior riqueza da nação: o Povo Brasileiro! Esta moção também enfatiza a necessidade de haver um referendo popular em torno das medidas adotadas pelo Governo atual, que têm violado princípios de defesa do Patrimônio Público.

 

 

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...