+ UFPR

Conheça histórias inspiradoras da UFPR na Semana da Mulher!

Superintendência de Comunicação Social     5 de março de 2018 - 23h04

Há mais de um século as mulheres lutam por igualdade de condições, por liberdade de escolha, para poder trabalhar, votar, ser votada,  exercer a maternidade ou abdicar dela.   Muitas mulheres, em vários países, precisaram enfrentar o preconceito, ir às ruas para que hoje a maioria possa se expressar, ter autonomia e tomar decisões impossíveis há pouco mais de 100 anos.

Ainda que as condições femininas tenham melhorado nas últimas décadas, ainda estamos longe do ideal no que tange à igualdade de salários, de oportunidades e de presença na política, por exemplo. Entretanto, há histórias inspiradoras em todas as partes. Na UFPR, por exemplo, temos muitas delas.  São mulheres inspiradoras que às vezes passaram anônimas, às vezes destacadas, mas todas são vidas que aqui se transformaram e que hoje transformam outras vidas. Na semana que se celebra em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher a UFPR traz uma série de entrevistas com elas, que, com sororidade, representam outras mulheres que fazem a diferença.

Confira os perfis que já foram publicados:

Mulheres da UFPR: Mariangela Vieira, o desafio de ser mãe e universitária

Mariangela Vieira, estudante do terceiro período do curso de Letras-Francês na UFPR (foto: Samira Chami Neves, arte: Comunicação Institucional UFPR)

Mariangela Vieira, estudante do terceiro período do curso de Letras-Francês na UFPR (foto: Samira Chami Neves, arte: Pedro Curcel)

Mulheres da UFPR: Dora Lucia Bertulio e o protagonismo na luta anti-racista

foto: Samira Chami Neves, arte: Pedro Curcel

Mulheres da UFPR: Dionne Freitas e a luta pela representatividade transexual

foto: Rodrigo Choinski, arte: Pedro Curcel

Mulheres da UFPR: Maria do Rosário Knechtel completa 50 anos dedicados ao ensino e a pesquisa

foto: Samira Chami Neves, arte: Pedro Curcel