Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Comunidade externa pode se matricular em disciplinas isoladas da graduação nos dias 8 e 9/3; saiba como

Camille Bropp     7 de março de 2018 - 18h04

Nesta quinta-feira (8) e na sexta (9) Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) começa a receber matrículas de pessoas da comunidade externa que querem cursar disciplinas isoladas de cursos da graduação. A autorização do departamento que oferece a disciplina é o primeiro passo para que o interessado consiga fazer a matrícula no NAA. Apenas em 2017, 457 alunos externos à UFPR frequentaram disciplinas isoladas da graduação.

As matrículas feitas neste mês são para disciplinas a serem cursadas no primeiro semestre de 2018. Para o segundo semestre, haverá outra período — 16 e 17 de agosto.

Para requerer a autorização e fazer posteriormente a matrícula, o candidato precisa ter comprovação de conclusão de ensino médio (no mínimo). É possível se matricular em até três matérias por período letivo. De acordo com a Resolução 37/1997, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), ficam dispensados processos seletivos.

Passo a passo

Escolhida a disciplina, o requerente deve primeiro procurar o departamento da universidade que a oferece. Isso porque é necessário que o departamento preencha um formulário de autorização para que o interessado possa se matricular depois.

Segundo o professor Julio Gomes, coordenador do NAA, os departamentos podem estabelecer alguns procedimentos próprios para analisar a solicitação, como a apresentação de justificativa. “O ideal seria entrar em contato com o departamento por telefone para saber o procedimento. A maioria exige o comparecimento ao departamento”, conta.

A norma estabelece que o formulário de autorização deve ser padrão, mas que cabe aos departamentos decidir os critérios de seleção e que informações pedir ao candidato.

Também é necessário que a autorização considere a possibilidade de o departamento aceitar alunos temporários em função das características da disciplina e do seu aluno alvo, a existência de vaga e os pré-requisitos exigidos para cursá-la.

Para requerer a matrícula no NAA, o candidato precisa apresentar documento de identificação, comprovante de conclusão do ensino médio e o formulário padrão de autorização de matrícula já preenchido pelo departamento.

Caso o aluno obtenha desempenho e frequência necessários para a aprovação na disciplina isolada, recebe certificado comprobatório. Segundo a resolução, se posteriormente ingressar no curso, o aluno pode pleitear os créditos da disciplina.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR