Ensino e Educação

Comunidade externa pode se matricular em disciplinas isoladas da graduação nos dias 8 e 9/3; saiba como

Camille Bropp     7 de março de 2018 - 18h04

Nesta quinta-feira (8) e na sexta (9) Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) começa a receber matrículas de pessoas da comunidade externa que querem cursar disciplinas isoladas de cursos da graduação. A autorização do departamento que oferece a disciplina é o primeiro passo para que o interessado consiga fazer a matrícula no NAA. Apenas em 2017, 457 alunos externos à UFPR frequentaram disciplinas isoladas da graduação.

As matrículas feitas neste mês são para disciplinas a serem cursadas no primeiro semestre de 2018. Para o segundo semestre, haverá outra período — 16 e 17 de agosto.

Para requerer a autorização e fazer posteriormente a matrícula, o candidato precisa ter comprovação de conclusão de ensino médio (no mínimo). É possível se matricular em até três matérias por período letivo. De acordo com a Resolução 37/1997, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), ficam dispensados processos seletivos.

Passo a passo

Escolhida a disciplina, o requerente deve primeiro procurar o departamento da universidade que a oferece. Isso porque é necessário que o departamento preencha um formulário de autorização para que o interessado possa se matricular depois.

Segundo o professor Julio Gomes, coordenador do NAA, os departamentos podem estabelecer alguns procedimentos próprios para analisar a solicitação, como a apresentação de justificativa. “O ideal seria entrar em contato com o departamento por telefone para saber o procedimento. A maioria exige o comparecimento ao departamento”, conta.

A norma estabelece que o formulário de autorização deve ser padrão, mas que cabe aos departamentos decidir os critérios de seleção e que informações pedir ao candidato.

Também é necessário que a autorização considere a possibilidade de o departamento aceitar alunos temporários em função das características da disciplina e do seu aluno alvo, a existência de vaga e os pré-requisitos exigidos para cursá-la.

Para requerer a matrícula no NAA, o candidato precisa apresentar documento de identificação, comprovante de conclusão do ensino médio e o formulário padrão de autorização de matrícula já preenchido pelo departamento.

Caso o aluno obtenha desempenho e frequência necessários para a aprovação na disciplina isolada, recebe certificado comprobatório. Segundo a resolução, se posteriormente ingressar no curso, o aluno pode pleitear os créditos da disciplina.