Ensino e Educação

Complexo Hospital de Clínicas recebe Semana Integrada de Enfermagem

Superintendência de Comunicação Social     15 de maio de 2018 - 16h58

O encontro debateu o contexto da profissão e suas práticas. Imagem: Unidade de Comunicação do CHC.

A Semana Integrada de Enfermagem começou ontem (dia 14), no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR). O planejamento segue as diretrizes da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), prevista pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (ABEn) com o tema “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”.

A proposta do encontro é promover um espaço de discussão e reflexão sobre o contexto atual da profissão e suas práticas por meio de palestras, minicursos, relatos de experiência e debates, distribuídos durante os quatro dias.

Presente na cerimônia de abertura da programação, a presidente da ABEn, Denise Kletemberg, ressaltou o aspecto da troca de informações entre os profissionais: “Somos o elo entre diversos profissionais, entre o paciente e a instituição, o acompanhante e o médico. Para isso, precisamos de conhecimento. É isso que estamos buscando aqui”.

Reconhecimento e valorização

Para o chefe de Divisão de Enfermagem da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, Marco Antonio Araújo, a Semana Integrada é uma oportunidade de fortalecer o exercício da enfermagem. “Precisamos lutar pela nossa valorização e para isso devemos valorizar a nós mesmos e a nossas equipes”, comentou.

A superintendente do CHC, Claudete Reggiani, encerrou a solenidade de abertura cumprimentando os profissionais presentes: “O enfermeiro é uma profissão completa em sua formação e atuação junto às equipes multiprofissionais, da mais alta importância no cuidado com o paciente”.

A professora parabenizou o Departamento de Enfermagem da UFPR, representado pela chefe da unidade, Carmem Elizabeth Kalinowski. O departamento é responsável por programas de mestrado, doutorado acadêmico, estágio pós-doutoral e o curso de graduação, recém avaliado no dia 10 de maio com nota 5 – pontuação máxima no reconhecimento realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Também estiveram presentes na cerimônia o conselheiro titular do Conselho Regional de Enfermagem, Márcio Roberto Paes; o superintendente da Associação dos Amigos do HC, Edélcio Jacomassi; a coordenadora do Curso de Enfermagem da UFPR, Luciana Schleder Gonçalves; a chefe de Divisão de Enfermagem do HC, Lúcia Helena Ribeiro; o superintendente das Unidades Hospitalares da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Fernando Nicz e a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, que agradeceu e reafirmou a importância da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Complexo Hospital de Clínicas em ações e capacitação de equipes.