Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Complexo Hospital de Clínicas recebe Semana Integrada de Enfermagem

Superintendência de Comunicação Social     15 de maio de 2018 - 16h58

O encontro debateu o contexto da profissão e suas práticas. Imagem: Unidade de Comunicação do CHC.

A Semana Integrada de Enfermagem começou ontem (dia 14), no Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR). O planejamento segue as diretrizes da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), prevista pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (ABEn) com o tema “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”.

A proposta do encontro é promover um espaço de discussão e reflexão sobre o contexto atual da profissão e suas práticas por meio de palestras, minicursos, relatos de experiência e debates, distribuídos durante os quatro dias.

Presente na cerimônia de abertura da programação, a presidente da ABEn, Denise Kletemberg, ressaltou o aspecto da troca de informações entre os profissionais: “Somos o elo entre diversos profissionais, entre o paciente e a instituição, o acompanhante e o médico. Para isso, precisamos de conhecimento. É isso que estamos buscando aqui”.

Reconhecimento e valorização

Para o chefe de Divisão de Enfermagem da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, Marco Antonio Araújo, a Semana Integrada é uma oportunidade de fortalecer o exercício da enfermagem. “Precisamos lutar pela nossa valorização e para isso devemos valorizar a nós mesmos e a nossas equipes”, comentou.

A superintendente do CHC, Claudete Reggiani, encerrou a solenidade de abertura cumprimentando os profissionais presentes: “O enfermeiro é uma profissão completa em sua formação e atuação junto às equipes multiprofissionais, da mais alta importância no cuidado com o paciente”.

A professora parabenizou o Departamento de Enfermagem da UFPR, representado pela chefe da unidade, Carmem Elizabeth Kalinowski. O departamento é responsável por programas de mestrado, doutorado acadêmico, estágio pós-doutoral e o curso de graduação, recém avaliado no dia 10 de maio com nota 5 – pontuação máxima no reconhecimento realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Também estiveram presentes na cerimônia o conselheiro titular do Conselho Regional de Enfermagem, Márcio Roberto Paes; o superintendente da Associação dos Amigos do HC, Edélcio Jacomassi; a coordenadora do Curso de Enfermagem da UFPR, Luciana Schleder Gonçalves; a chefe de Divisão de Enfermagem do HC, Lúcia Helena Ribeiro; o superintendente das Unidades Hospitalares da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Fernando Nicz e a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, que agradeceu e reafirmou a importância da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Complexo Hospital de Clínicas em ações e capacitação de equipes.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR