Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Complexo do Hospital de Clínicas celebra 55 anos de Residência Médica

A Residência Médica do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná está completando 55 anos de existência. Para comemorar esta data significativa, o hospital realiza nesta terça (6) e quarta-feira (7) o I Congresso dos Programas de Residência do CHC –UFPR.

Ao longo dos 55 anos de funcionamento, o programa de Residência Médica formou cerca de cinco mil residentes que atuam em todo o País. Com 50 especialidades, atualmente 500 médicos se especializam no CHC-UFPR.

Além da Residência Médica, desde 2010 o programa oferece a Residência Multiprofissional, que envolve nove diferentes áreas da saúde: Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Juntos, esses profissionais formam uma equipe completa e especializada em atenção à saúde, tendo capacidade para atender as mais variadas demandas.

Foto: Marcos Solivan

Durante a solenidade de abertura do evento, o gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo de Hospital de Clínicas, Rosires Pereira de Andrade, destacou a importância da integração entre as residências e o papel fundamental da qualificação médica da instituição para a saúde pública do Brasil. Com relação à pesquisa na área, ele salientou a importância de apresentar os resultados produzidos. “Por meio desse congresso interno vamos fazer crescer cada vez mais a pesquisa nesse hospital com ajuda dos nossos residentes que são uma riqueza da instituição”.

O diretor do Setor de Ciências da Saúde, Nelson Rebellato, afirmou que os cursos de residência são de excelência e possibilitam ofertar à população brasileira inúmeros profissionais competentes que ajudam a minimizar as mazelas do povo. “Uma instituição centenária como a nossa não pode apenas replicar o conhecimento obtido. Ela deve construir o conhecimento, propor novas formas de ensino e de abordagem aos pacientes, realizar pesquisas comprometidas com a realidade da população e, principalmente, repassar o conhecimento aqui construído para levar benefícios às pessoas”.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a tradição e a qualidade da instituição no ensino. “Esses 105 anos da universidade e 55 de Residência Médica significam uma continuidade e um compromisso dessa instituição, desde a sua fundação, com a região onde está inserida. Não podemos entender a expansão da área de saúde do ponto de vista quantitativo, mas, sobretudo, do ponto de vista qualitativo, sem o Hospital de Clínicas”.

Foto: Marcos Solivan

Na programação do congresso está prevista palestra magna com o professor Angelo Luiz Tesser, exibição de vídeo comemorativo dos 55 anos da Residência Médica do CHC-UFPR, apresentações dos trabalhos de conclusão da residência e premiação dos melhores trabalhos.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...