Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Companhia de Teatro da UFPR se apresenta pela primeira vez no Festival de Teatro de Curitiba, de 28 a 31 de março

A PalavrAção Companhia de Teatro da UFPR irá se apresentar pela primeira vez no Festival de Teatro de Curitiba. Serão quatro espetáculos, de 28 a 31 de março, no Teatro Experimental (Teuni). Também será realizada uma oficina de experimentação da “Razão Orgânica” na Sala Hugo Mengarelli, também no Prédio Histórico da Universidade. Os ingressos são gratuitos. Para a oficina, as inscrições estão encerradas.

A Mostra PalavrAção faz parte do calendário de atrações do Fringe, evento paralelo à 27ª edição do Festival de Teatro de Curitiba. De acordo com o professor Alaor de Carvalho, coordenador da Companhia de Teatro, a participação no Fringe traz visibilidade para a Universidade e para os trabalhos de pesquisa e extensão universitária. “Os quatro espetáculos a serem exibidos são o resultado de nossas pesquisas feitas a partir do projeto de extensão universitária do PalavrAção, com apoio da PROEC (Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura)”, disse.

Os espetáculos

A primeira obra a ser apresentada ao público na Mostra PalavrAção é “Lilith”. Com direção de Marcelo Felczak, os atores Nicolas Wolaniuk e Sabrina Marques recontam o mito sumério-hebraico a partir de movimentos e sons. As apresentações serão nos dias 28 e 29 de março à partir das 20h,

Na quinta-feira, dia 29, a peça “Casos Particulares” pode ser assistida em dois horários, 15h e 18h. O texto de Roberto Inocente tem inspiração surrealista, homenageando poetas, artistas plásticos, atores europeus do século XX. A apresentação consiste num jogo cênico, encenado por integrantes do curso de Extensão em Arte Dramática I oferecido pela PalavrAção em 2017.

O terceiro espetáculo da Mostra é a montagem oficial da Cia em 2017. “Sociedade dos Ratos”, texto e direção de Marcelo Leonel Felczak, apresenta uma crítica, por meio da Comédia, da sociedade e seus controles. A comédia poderá ser vista em dois horários na sexta-feira, dia 30, às 15h e 20h.

Encerrando a mostra, “Fim de Festa” traz para o palco a experimentação cênica e dos cinco sentidos para narrar histórias de encontros e desencontros. Baseada na obra do escritor estadunidense Charles Bukowski, a peça é encenada pelos alunos do curso de Extensão em Arte Dramática II, com direção de Sergius Ramos, professor da turma e diretor artístico da Cia.

Oficina

Uma das atrações da PalavrAção será a produção de uma oficina, destinada a explorar a “Razão Orgânica” – método elaborado a partir da preparação e formação de artistas para a Arte Dramática. É uma oportunidade para atores, atrizes e pessoas interessadas em experimentar, apreender e aprender os trabalhos de preparação do corpo do ator.

A oficina será ministrada pelo professor Alaor de Carvalho, nos dias da mostra, das 10h da manhã até o meio-dia. As inscrições estão encerradas.

Mais informações do evento e a programação completa da PalavrAção podem ser conferidas na página oficial do Festival de Curitiba.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...