Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comissão Antiopressão do DCE acompanhará Banho de Lama para evitar abusos contra estudantes da UFPR

Integrantes do Diretório Central de Estudantes da UFPR (DCE/UFPR) planejam a presença de uma Comissão Antiopressão para o dia do banho de lama no qual serão recebidos os aprovados da segunda fase do vestibular 2017-2018, na sexta-feira (dia 12). A comissão terá um estande próprio e, ao longo de todo o evento, seus membros estarão identificados com a camiseta da gestão do DCE e uma faixa colorida no braço.

“O banho de lama é uma comemoração saudável tanto para os pais quanto aos futuros universitários”, explica Gabriel Murari, estudante de Economia e integrante da comissão. “O objetivo é que estejamos lá para que, caso vejamos qualquer tipo de violência, física ou simbólica, como quando um calouro é obrigado a fazer algo que não quer por um veterano, possamos comunicar os responsáveis pela segurança do evento”.

De acordo com o aluno, é importante ressaltar que qualquer tipo de intolerância e desrespeito – como machismo, racismo, homofobia e xenofobia – não serão tolerados. “Ninguém é obrigado a se sentir mal e constrangido no primeiro dia de universidade”, reitera Gabriel.

Para Gustavo Tresco, estudante de Ciências Exatas do campus Jandaia do Sul, a importância de um grupo de estudantes para fazer essa fiscalização é essencial. “A comissão trabalha para que a cultura de trote violento seja completamente eliminada da universidade”, comenta. “É importante ressaltar que a comissão não vai ter um caráter punitivista. A nossa ideia é evitar que ocorram situações complicadas e buscar sempre um diálogo e respeito acima de tudo”, destaca o estudante Bernardo Szvarça, de Ciências Sociais.

PRAE tem papel decisivo

Além da presença dos estudantes, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis contará com uma equipe para cuidar da segurança e o bem-estar de todos os participantes da comemoração. “O evento é tranquilo e familiar. Portanto, a participação de uma comissão como essa é para garantir uma universidade mais inclusiva e que respeita a diversidade”, assegura a coordenadora de Apoio às Entidades Estudantis, Adélia Junglos. De acordo com Adélia, no dia do banho de lama não serão permitidos o uso e nem a venda de bebidas alcóolicas.

Por Valsui Júnior

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...