Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Comissão Antiopressão do DCE acompanhará Banho de Lama para evitar abusos contra estudantes da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     10 de janeiro de 2018 - 15h20

Integrantes do Diretório Central de Estudantes da UFPR (DCE/UFPR) planejam a presença de uma Comissão Antiopressão para o dia do banho de lama no qual serão recebidos os aprovados da segunda fase do vestibular 2017-2018, na sexta-feira (dia 12). A comissão terá um estande próprio e, ao longo de todo o evento, seus membros estarão identificados com a camiseta da gestão do DCE e uma faixa colorida no braço.

“O banho de lama é uma comemoração saudável tanto para os pais quanto aos futuros universitários”, explica Gabriel Murari, estudante de Economia e integrante da comissão. “O objetivo é que estejamos lá para que, caso vejamos qualquer tipo de violência, física ou simbólica, como quando um calouro é obrigado a fazer algo que não quer por um veterano, possamos comunicar os responsáveis pela segurança do evento”.

De acordo com o aluno, é importante ressaltar que qualquer tipo de intolerância e desrespeito – como machismo, racismo, homofobia e xenofobia – não serão tolerados. “Ninguém é obrigado a se sentir mal e constrangido no primeiro dia de universidade”, reitera Gabriel.

Para Gustavo Tresco, estudante de Ciências Exatas do campus Jandaia do Sul, a importância de um grupo de estudantes para fazer essa fiscalização é essencial. “A comissão trabalha para que a cultura de trote violento seja completamente eliminada da universidade”, comenta. “É importante ressaltar que a comissão não vai ter um caráter punitivista. A nossa ideia é evitar que ocorram situações complicadas e buscar sempre um diálogo e respeito acima de tudo”, destaca o estudante Bernardo Szvarça, de Ciências Sociais.

PRAE tem papel decisivo

Além da presença dos estudantes, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis contará com uma equipe para cuidar da segurança e o bem-estar de todos os participantes da comemoração. “O evento é tranquilo e familiar. Portanto, a participação de uma comissão como essa é para garantir uma universidade mais inclusiva e que respeita a diversidade”, assegura a coordenadora de Apoio às Entidades Estudantis, Adélia Junglos. De acordo com Adélia, no dia do banho de lama não serão permitidos o uso e nem a venda de bebidas alcóolicas.

Por Valsui Júnior


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR