Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Começa o registro acadêmico dos candidatos convocados na 1ª chamada complementar do vestibular

Jéssica Tokarski     8 de fevereiro de 2018 - 12h10

Teve início nesta quinta-feira (8) o registro acadêmico para os candidatos convocados pela 1ª Chamada Nominal Pública do Vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná. Os candidatos são reunidos em uma sala, onde são chamados pelo nome, em sequência estritamente de acordo com a ordem de classificação no vestibular. É necessário estar presente para ter direito à vaga.

Após concluído o Registro Acadêmico da Chamada Geral (lista dos aprovados dentro das 5439 vagas), restaram 466 vagas distribuídas em diversos cursos. Para essa 1ª Chamada Pública Nominal, foram convocados 1.042 candidatos – são notificados três vezes mais estudantes do que o número de vagas remanescentes em cada lista de concorrência. As listas de convocados foram divulgadas pelo Núcleo de Concursos (NC-UFPR) no último dia 2.

Foto: Marcos Solivan

Só nesta quinta-feira 926 candidatos passam pela Sala 200, no 2.º andar do Prédio Histórico, com a esperança de conquistar uma das cerca de 310 vagas que devem preenchidas na data. Entre eles está Larissa Passos Viana, de 17 anos, que realizou o registro acadêmico para o curso de Enfermagem. Ela conta que desde o término da prova da segunda fase do vestibular já não tinha muita expectativa, mas quando viu seu nome em terceiro lugar na lista de espera voltou a sonhar. “Na Enfermagem há mais contato com o paciente, os profissionais estão presentes no momento em que ele mais precisa, cuidando dele”, comenta.

Maria Luiza Pareta Degraf, de 19 anos, foi contemplada com uma das duas vagas de Medicina que não foram providas na chamada geral. Estudar na UFPR sempre foi seu sonho. Natural de Ponta de Grossa, a futura médica veio à Curitiba quando soube que havia passado para a segunda fase do processo seletivo, desde então ela estava se preparando para essa oportunidade. “Espero me sentir realizada aqui e que a universidade me proporcione tudo que sempre sonhei”.

Willian é de Pato Branco / PR e está animado para cursar Medicina. Foto: Marcos Solivan

Outro agraciado com a vaga no curso de Medicina foi William de Farias Parzianello, de 19 anos. Ele estava na expectativa desde que viu, já no dia 12 de janeiro, que havia sido classificado em primeiro lugar na lista de espera. Durante esse período, não descansou até ter certeza que conseguiria o tão sonhado lugar na UFPR. “Chequei os processos seletivos dos outros anos e vi que sempre sobrava uma vaga ou outra. Então conversei com candidatos que haviam passado aqui e em outras universidades. Eles me disseram que não assumiriam a vaga, foi quando eu fiquei mais tranquilo”. Willian deseja ser cardiologista e, para isso, diz que vai estudar muito. Ele também quer aproveitar as oportunidades da instituição para exercer seu papel voluntário.

Já Raphael Lucas Revay está prestes a mudar a história da sua família, pois será o primeiro membro a cursar Ensino Superior. Com 26 anos de idade e após diversas tentativas, ele finalmente ingressa no curso de Farmácia. O estudante conta que a família toda está orgulhosa do feito, principalmente sua mãe. “Minha mãe não tem nem o Ensino Médio completo. Para ela, o fato de o filho mais novo ter entrado na UFPR é emocionante”.

Raphael já trabalha na área de Farmácia há cinco anos e, por isso, escolheu a profissão, mas quer abraçar todas as oportunidades que a universidade proporciona. “Quero fazer tudo que puder: iniciação científica, se possível ir ao exterior, especialização, mestrado. Enfim, daqui pra frente só quero crescer’.

Raphael é o primeiro membro da família a ingressar no Ensino Superior. Foto: Marcos Solivan

O registro acadêmico dos convocados nesta etapa continua nesta sexta-feira (9) para os campi de Curitiba e Pontal do Paraná. Já para os cursos do campus de Jandaia do Sul, a convocação ocorrerá apenas na sexta. Os candidatos que não tiverem os nomes citados nesta 1ª Chamada Nominal Pública continuam na lista de espera e podem vir a ser convocados nas próximas chamadas.

Próximas chamadas

Estão previstas neste ano mais três chamadas complementares a fim de preencher vagas remanescentes do Vestibular 2017/2018.

A previsão é de que a convocação para a 2.ª Chamada Pública Nominal ocorra no próximo dia 27, com sessões públicas nos dias 5 a 7 de março. A 3.ª Chamada Pública Nominal deverá ter convocação em 15 de março, com registros nos dias 21 e 22 de março. A convocação para a quarta e última chamada complementar está programada para ocorrer em 8 de agosto. As sessões referentes a ela ocorreram provavelmente entre 14 e 16 de agosto.

É importante que os candidatos que ficarem na lista de espera continuem atentos a eventuais retificações de datas. Os editais serão publicados no site do NC-UFPR, no link do vestibular.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR