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Com metodologia inovadora, pós-graduação da UFPR prepara profissionais para a era da indústria 4.0

O curso de Pós-Graduação em Engenharia Industrial 4.0 realiza neste sábado (24) o Pitch Day – um evento inédito durante o qual os 46 alunos do curso apresentarão seus projetos para um comitê composto por gestores de empresas, investidor e professores. A iniciativa mostra o protagonismo da UFPR na preparação de profissionais para a era da Indústria 4.0.

Disseminado nos últimos oito anos, o conceito de Indústria 4.0 está relacionado a uma mudança de paradigma na forma como as fábricas operam, envolvendo dispositivos inteligentes interconectados, gestão de grandes volumes de dados (big data) e internet das coisas, com forte impacto na produtividade. Não à toa, o conceito aparece associado à  expressão Quarta Revolução Industrial.

A UFPR é uma das primeiras instituições de ensino superior brasileiras a oferecer um curso na área. O curso, com duração de 24 meses, diferencia-se por levar os alunos a trabalhar desde o primeiro dia em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). “É o TCC i4.0, ou seja, inovador, impactante, interconectado e implementado”, explica o coordenador da pós-graduação, professor-doutor Pablo Valle. “Usamos a metodologia de startup para alavancar o empreendedorismo, bem como incrementar as competências dos profissionais envolvidos.”

Ao longo do curso, são realizadas quatro edição do Pitch Day, o que permite a fusão entre teoria e prática. A edição deste sábado é a primeira e acontecerá das 8 horas ao meio-dia, no Auditório de Engenharia Química, no campus do Centro Politécnico. Os estudantes terão sete minutos para apresentar seus projetos e convencer a banca de que eles  podem prosperar no mercado.

A metodologia utilizada no curso traz um grande benefício ao processo de ensino-aprendizagem: possibilita que os estudantes discutam e resolvam situações concretas, desde o início do curso, com seus professores, em cada disciplina, transferindo resultado imediato para suas carreiras.

Segundo o professor Pablo Valle, o objetivo da metodologia é alavancar o empreendedorismo e incrementar as competências dos profissionais. “É um processo de construção do conhecimento colaborativo e assertivo. É realidade aplicada, não teoria. É, enfim, um processo intenso, que alavanca o engajamento e a responsabilidade dos envolvidos”, explica.

Pitch Day

O comitê que vai avaliar os alunos no Pitch Day tem seis integrantes (três representantes de empresas, dois professores do curso e um investidor), que vão fazer uma detalhada avaliação dos TCC’s. A avaliação tanto pode levar à manutenção do projeto quanto a uma profunda mudança, inclusive dos integrantes da equipe. O comitê será conduzido pelo coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação da UFPR, professor Cleverson Cunha.

O Pitch Day é aberto  à comunidade. A equipe que participa dos TCC’s pode ser multidisciplinar, inclusive com estudantes de outros períodos e turmas. No final do curso, os estudantes terão que apresentar um relatório individual, no formato de artigo ou monografia como documento de encerramento da pós.

A metodologia i4.0 também é utilizada por outros dois cursos de pós-graduação da UFPR – Engenharia da Manutenção 4.0 e Energias Renováveis e Eficiência Energética.

 

 

 

 

 

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