Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Colaboradoras do Complexo HC lançam livros sobre planejamento estratégico e arquitetura hospitalar

Superintendência de Comunicação Social     2 de março de 2018 - 17h58

Duas colaboradoras do Complexo Hospital de Clínicas lançaram, hoje (dia 2), livros  nas áreas de planejamento estratégico e arquitetura hospitalar.

A administradora Luana de Assis publicou a obra “Planejamento Estratégico em Hospitais Universitários Federais”, de sua autoria e também do professor Christian Luiz da Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná” (UTFPR), que foi baseada na sua pesquisa de dissertação de mestrado. Já a enfermeira Graciele de Matia lançou o livro “Ambiente e Arquitetura Hospitalar”.

“Planejamento estratégico”

“Planejamento Estratégico em Hospitais Universitários Federais” explora a política pública de saúde atual, com a reestruturação dos hospitais universitários federais, por um decreto de 2010. A intenção da reestruturação era prover recursos financeiros, tecnológicos e materiais aos hospitais.

A partir das análises do planejamento estratégico das instituições, os autores buscam refletir sobre o que pode ser feito para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais universitários federais à população.

“Resultados positivos foram identificados não só no Hospital Universitário do Paraná, mas também no do Maranhão, de Grande Dourados (Mato Grosso do Sul) e de Sergipe. Esses três fizeram parte do grupo dos hospitais contratualizados com a empresa pública Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em 2013”, enfatizou Luana.

“Ambiente e Arquitetura Hospitalar”

Já o livro “Ambiente e Arquitetura Hospitalar” destaca, entre outras coisas, a importância da arquitetura para a construção de ambientes mais agradáveis no setor hospitalar. O primeiro capítulo do livro (“O Hospital – História e Conceitos”) narra as configurações dos hospitais, que passaram de “instituições de caridade para espaços mais amplos”.

No segundo capítulo, Graciele considerou que os ambientes hospitalares são geralmente da cor branca e possuem cheiros próprios, mas podem ser mais “lúdicos, agradáveis e atrativos para pacientes e equipe, pois, para uma melhor ambiência podem ser trabalhados, desde cores, iluminação, odores, arte e privacidade”. Ela encerra o livro com as normativas próprias das obras em serviços de saúde e os princípios sobre custos e decisões arquitetônicas.

Participaram dos lançamentos dos livros a superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da UTFPR, Ricardo Lobato Torres; e a gerente administrativa, Monica Evelise Silveira.

Perfis dos autores

Luana de Assis, graduada em Administração, tem mestrado na área. Há 12 anos, no HC, a instituição, atua como chefe da Unidade de Processamento de Informações (UPIA), do Setor de Regulação e Avaliação e em Saúde (SRAS).

Graciele de Matia, graduada em enfermagem, é docente de ensino superior. Atua como chefe da Unidade de Pesquisa Clínica da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR