Extensão e Cultura

Colaboradoras do Complexo HC lançam livros sobre planejamento estratégico e arquitetura hospitalar

Superintendência de Comunicação Social     2 de março de 2018 - 17h58

Duas colaboradoras do Complexo Hospital de Clínicas lançaram, hoje (dia 2), livros  nas áreas de planejamento estratégico e arquitetura hospitalar.

A administradora Luana de Assis publicou a obra “Planejamento Estratégico em Hospitais Universitários Federais”, de sua autoria e também do professor Christian Luiz da Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná” (UTFPR), que foi baseada na sua pesquisa de dissertação de mestrado. Já a enfermeira Graciele de Matia lançou o livro “Ambiente e Arquitetura Hospitalar”.

“Planejamento estratégico”

“Planejamento Estratégico em Hospitais Universitários Federais” explora a política pública de saúde atual, com a reestruturação dos hospitais universitários federais, por um decreto de 2010. A intenção da reestruturação era prover recursos financeiros, tecnológicos e materiais aos hospitais.

A partir das análises do planejamento estratégico das instituições, os autores buscam refletir sobre o que pode ser feito para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais universitários federais à população.

“Resultados positivos foram identificados não só no Hospital Universitário do Paraná, mas também no do Maranhão, de Grande Dourados (Mato Grosso do Sul) e de Sergipe. Esses três fizeram parte do grupo dos hospitais contratualizados com a empresa pública Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em 2013”, enfatizou Luana.

“Ambiente e Arquitetura Hospitalar”

Já o livro “Ambiente e Arquitetura Hospitalar” destaca, entre outras coisas, a importância da arquitetura para a construção de ambientes mais agradáveis no setor hospitalar. O primeiro capítulo do livro (“O Hospital – História e Conceitos”) narra as configurações dos hospitais, que passaram de “instituições de caridade para espaços mais amplos”.

No segundo capítulo, Graciele considerou que os ambientes hospitalares são geralmente da cor branca e possuem cheiros próprios, mas podem ser mais “lúdicos, agradáveis e atrativos para pacientes e equipe, pois, para uma melhor ambiência podem ser trabalhados, desde cores, iluminação, odores, arte e privacidade”. Ela encerra o livro com as normativas próprias das obras em serviços de saúde e os princípios sobre custos e decisões arquitetônicas.

Participaram dos lançamentos dos livros a superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da UTFPR, Ricardo Lobato Torres; e a gerente administrativa, Monica Evelise Silveira.

Perfis dos autores

Luana de Assis, graduada em Administração, tem mestrado na área. Há 12 anos, no HC, a instituição, atua como chefe da Unidade de Processamento de Informações (UPIA), do Setor de Regulação e Avaliação e em Saúde (SRAS).

Graciele de Matia, graduada em enfermagem, é docente de ensino superior. Atua como chefe da Unidade de Pesquisa Clínica da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).