Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cicloturismo promove ação solidária no primeiro dia de Festival de Inverno

Foto: Nicolle Schumacher

Um sábado ensolarado em plena Estrada da Graciosa. Essa foi a combinação perfeita para mais uma edição do cicloturismo, atividade promovida pelo programa CicloVida da Universidade Federal do Paraná. O passeio pela Serra do Mar integra as atividades paralelas do Festival de Inverno e arrecadou cerca de 300 quilos de alimentos para doação.

A programação acontece há oito anos durante o Festival e, nesta edição, cerca de 140 ciclistas integraram o grupo. Uma das participantes, Cristina Santana, conta que superou a depressão por meio do ciclismo. “Eu me apaixonei pela bike e esse já é o terceiro ano que participo do cicloturismo da UFPR. O passeio foi maravilhoso como sempre”.

O coordenador do programa CicloVida, José Carlos Belotto, explica que o trajeto entre Curitiba e Antonina foi de aproximadamente 90 quilômetros. “A cada ano o grupo cresce e muitos ciclistas fizeram hoje um trajeto longo pela primeira vez. Tudo correu bem, cada ciclista apoia o outro e aproveitamos a descida com um visual bonito e colorido”.

Julienne Felício, de 21 anos, é uma das iniciantes do cicloturismo. “Foi uma experiência única. A parte dos paralelepípedos exige bastante controle nas mãos e no freio, mas o grupo todo ajudou e deu várias dicas. Pretendo participar novamente no próximo ano”, afirma.

“Essa é a primeira vez que participo. Vi que a ação é realizada com total segurança e ainda incentiva a prática de ciclismo”, diz Eduardo Pereira, presidente da Federação Paranaense de Ciclismo.

Os alimentos arrecadados pelos ciclistas foram doados para a Apae de Antonina. “Esse momento é muito importante para reforçar a responsabilidade social da UFPR. Juntar cultura com a ação do cicloturismo, que traz alimentos para doação, é fazermos essa ponte para outro modo de cultura, outro modo de viver a vida”, ressalta o pró-reitor de Extensão e Cultura, Leandro Gorsdorf.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...