Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Centenário da UFPR: ex-reitor Carlos Antunes diz que a UFPR foi a maior invenção dos paranaenses

Maria de Lurdes Welter Pereira     6 de dezembro de 2012 - 9h30

ex-reitor Carlos Antunes. Foto de arquivo

Três pontos são fundamentais para o presente e futuro da UFPR, às vésperas de completar o centenário. A ampliação do ensino presencial e a distância com qualidade, intensificar a internacionalização e mergulhar na interdisciplinaridade. O alerta é do ex-reitor Carlos Roberto Antunes dos Santos que dirigiu a UFPR de 1998 a 2002. Para o pesquisador que mantém atividades no curso de Pós-Graduação em História, a saída para desenvolver o País é a educação de qualidade, que deve ser integrada do nível fundamental ao superior. Antunes também destaca a necessidade de aperfeiçoar os métodos de cursos a distância, que podem chegar a lugares diversos, e a importância de trocar experiências com universidades e centros de pesquisa de outros países, permitindo que cada vez mais universitários possam estudar em universidades conjuntas. Hoje a UFPR mantém mais de cem acordos com instituições internacionais.

Foi na gestão de Antunes que a UFPR criou o Núcleo de Educação a Distância e deu os primeiros passos em cursos por videoconferências, uma revolução para a época. Nesse período, a instituição também entrou na internet. Outro avanço foi a criação da rádio e da TV UFPR, porém o que é motivo de muito orgulho para o ex-dirigente foi a eleição do Prédio Histórico como símbolo de Curitiba, uma campanha que envolveu diversos segmentos da comunidade e que mostrou a importância dessa instituição centenária na vida dos curitibanos.

Muitos desafios ─ O ex-reitor conta que ter comandado a UFPR foi uma missão repleta de desafios e ao mesmo tempo fascinante. Guarda hoje o orgulho de ter criado oito cursos de graduação e, assim, ter permitido o crescimento em quantidade e qualidade da UFPR. Entre os cursos criados no período estão Engenharia Ambiental, Engenharia Industrial Madeireira e Gestão da Informação. Outra conquista na área da graduação foi o reconhecimento, por parte do Ministério da Educação, do curso de Medicina Veterinária de Palotina.

Nessa gestão foi criada uma grande infraestrutura para pós-graduação e pesquisa, com 13 novos cursos de mestrado e 11 de doutorado. Carlos Antunes também citou a construção do Centro de Ciências Florestais e da Madeira e a passarela que liga o campus Jardim Botânico ao Centro Politécnico. Houve ainda uma ampla reforma no Hospital de Clínicas, bem como a reabertura da Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Enquanto estava à frente da administração da UFPR, o ex-reitor Carlos Antunes foi presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na gestão 2001-2002.

Mas foi a falta de recursos que trouxe preocupação à equipe da Reitoria. Antunes lembra que a cada ano ficava mais complicado administrar o orçamento num período em que a Funpar estava endividada. Houve um trabalho intenso com o objetivo de sanear a situação da Fundação. Após negociações em Brasília, a gestão conseguiu por fim às dívidas. Outro problema citado por ele foi quando enfrentou uma greve de 104 dias dos servidores e professores, a maior já realizada pelo funcionalismo federal, e que trouxe reflexos para o calendário escolar durante três anos.

Quando perguntado qual é o sentimento da nossa centenária instituição, declarou que “a UFPR foi a maior invenção dos paranaenses”.

Leia também:

Ex-reitor Carlos Faraco: centenário da UFPR remete à criação genial da sociedade paranaense
A Universidade dos Paranaenses está prestes a completar 100 anos
No centenário da UFPR a parceria com a Itaipu mostra muitos resultados


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR