Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

CEM-UFPR devolveu ao ambiente natural gaivota reabilitada

Superintendência de Comunicação Social     17 de fevereiro de 2017 - 18h08

Na última segunda-feira (13), o Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná, restituiu ao seu habitat  mais uma gaivota resgatada e reabilitada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. A ave foi encontrada por surfistas, em Guaratuba, no dia 23 de janeiro extremamente enfraquecida e magra. Por ser um animal juvenil, a principal suspeita clínica foi de inanição (falta de alimentação).”Foi feita uma hidratação intensa, alimentação com papa de peixe, antiparasitário e suplementação vitamínica”, disse o médico veterinário Marcillo Altoé.  Junto aos demais integrantes do PMP-BS,  ele tratou a ave durante 20 dias no centro de estabilização temporária em Pontal do Paraná.

“Esperamos que o animal tenha mais sorte e mantenha sua boa condição de saúde, para isso, contamos com as ações da sociedade em geral quanto a manutenção da limpeza das praias e dos oceanos”, comentou Camila Domit, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos do Centro de Estudos do Mar da UFPR, também coordenadora do PMP-BS no Litoral do Paraná.

O projeto

O projeto de monitoramento de praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de decisões prévias  do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). Seu objetivo é avaliar  possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio de monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta de mortos.

Acionamentos de encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas podem ser feitos pelo telefone 0800-6423341.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR