Ciência e Tecnologia

CEM-UFPR devolveu ao ambiente natural gaivota reabilitada

Superintendência de Comunicação Social     17 de fevereiro de 2017 - 18h08

Na última segunda-feira (13), o Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná, restituiu ao seu habitat  mais uma gaivota resgatada e reabilitada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. A ave foi encontrada por surfistas, em Guaratuba, no dia 23 de janeiro extremamente enfraquecida e magra. Por ser um animal juvenil, a principal suspeita clínica foi de inanição (falta de alimentação).”Foi feita uma hidratação intensa, alimentação com papa de peixe, antiparasitário e suplementação vitamínica”, disse o médico veterinário Marcillo Altoé.  Junto aos demais integrantes do PMP-BS,  ele tratou a ave durante 20 dias no centro de estabilização temporária em Pontal do Paraná.

“Esperamos que o animal tenha mais sorte e mantenha sua boa condição de saúde, para isso, contamos com as ações da sociedade em geral quanto a manutenção da limpeza das praias e dos oceanos”, comentou Camila Domit, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos do Centro de Estudos do Mar da UFPR, também coordenadora do PMP-BS no Litoral do Paraná.

O projeto

O projeto de monitoramento de praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de decisões prévias  do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). Seu objetivo é avaliar  possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio de monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta de mortos.

Acionamentos de encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas podem ser feitos pelo telefone 0800-6423341.