Casa da Estudante ganha melhorias

As melhorias, troca das redes elétrica e hidráulica, reformas nos banheiros e substituição das portas dos quartos, além da instalação de pontos de Internet nas acomodações, só foram possíveis graças ao empenho da deputada federal pelo PT Clair da Flora Martins. Foi através da deputada, uma ex-moradora da CEUC, que houve a liberação dos R$ 150 mil aplicados na reforma.

‘A Casa da Estudante estava há mais de 30 anos sem nenhuma obra e a instalação elétrica era tão precária que havia o risco permanente de incêndio’, lembra o pró-reitor de Administração Hamilton Costa Júnior. A deputada Clair não conseguiu chegar a tempo em Curitiba para participar da solenidade de inauguração da reforma, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 28, mas foi representada pelo seu assessor Narciso Pires, que anunciou novas interferências da parlamentar na Câmara de Deputados a fim de ampliar as verbas para a continuidade da reforma da CEUC.

TROCA DE ESQUADRIAS

De acordo com o pró-reitor de Administração, a UFPR já conseguiu dinheiro para realizar a troca das esquadrias dos oito andares da CEUC. Por várias vezes parte das janelas já caíram, o que aumenta o risco de um acidente grave com pedestres que circulam na região da casa. Até um tapume de madeira já foi colocado sobre a calçada para evitar maiores problemas até que as esquadrias sejam refeitas. Outra obra necessária e que também está nos planos da PRA é a instalação de uma rede de gás.

Para a presidente da casa, a estudante de Terapia Ocupacional Angélica Vieira Varejão, “as melhorias reivindicadas há muitos anos, representam o resgate de uma política estudantil na UFPR, de dar conforto e condições de estudo a moças pobres de outras cidades que não teriam onde morar em Curitiba’.

A necessidade de dar mais atenção aos estudantes carentes é compartilhada pela vice-reitora Maria Tarcisa Silva Bega , uma ex-moradora da casa. Durante seu discurso, Tarcisa lembrou que morar na CEUC é um grande aprendizado. Além de ter de dividir o espaço e de descobrir uma sensibilidade para questões sociais, é preciso aprender a dividir o pouco que a casa oferece. Para a vice-reitora, não é apenas a UFPR que deve se preocupar com a situação física da casa, mas todos os organismos públicos, já que pela CEUC passam estudantes que depois de formados estarão atuando nas mais variadas funções e entidades.

DÍVIDA

O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior disse, durante a inauguração, que essa reforma representa o pagamento de uma dívida de muitos anos de reivindicações. Destacou o papel importante das moradoras nesta luta por melhores condições de vida e prometeu mais melhorias dentro de pouco tempo.

NOVAS MORADORAS

Hoje a CEUC conta com 108 moradoras efetivas e outras 20 que aguardam a efetivação através de concurso. Quando as estudantes se formam abrem vagas para novas moradoras. Um novo concurso está marcado para o dia 10 de abril e terá 60 participantes que já fizeram inscrição. Segundo a presidente Angélica, depois que a UFPR implantou o sistema de cotas houve um aumento pela procura para morar na casa. Ela já está preocupada e acha que a UFPR deve ampliar o número de vagas. Cada estudante paga R$ 25,00 mensais para morar na casa.

Casa da Estudante recebe reformas depois de 30 anos

Vice-reitora, Maria Tarcisa, visita reformas da CEUC
Foto: Isabel Liviski

Reitor da UFPR fala na inauguração