Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Capes TV grava projetos de gestão da água e ensino da UFPR com foco no retorno da ciência para a sociedade

Superintendência de Comunicação Social     7 de fevereiro de 2019 - 19h34

Uma equipe de quatro profissionais da Capes TV, de Brasília, veio a Curitiba nesta semana para gravar dois projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os trabalhos integram o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Novas Parcerias (NoPa), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se do curso de Segunda Licenciatura em Letras Alemão, do Parfor, e da pesquisa de abordagens inovadoras para a futura gestão de sedimentos e da água no Brasil (SeWaMa), do NoPa. Em ambos os projetos a UFPR mantém parcerias com universidades alemãs.

Ao todo, foram três dias de captações de imagens em Campo Largo e Curitiba. Um dos focos foi abordar o retorno da ciência para a sociedade. “Estamos buscando mostrar um pouco do que é produzido pela academia brasileira, o investimento que o Brasil está fazendo e como ele retorna para a sociedade”, disse o jornalista Lucas de Oliveira Santos, repórter da Capes TV.

O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, foi um dos entrevistados. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, foi um dos entrevistados. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

No projeto do SeWaMa, do NoPa, o jornalista aponta que cientistas brasileiros em conjunto com alemães estão utilizando alta tecnologia no monitoramento da água com retorno para a sociedade em curto, médio e longo prazo. “E no Parfor, estudantes da UFPR tiveram a oportunidade de fazer parte do curso [Letras Alemão] na Alemanha. Viemos saber como foi essa troca de experiências”, acrescenta Santos.

Os projetos serão divulgados pela Capes TV a partir da indicação feita pela Diretoria de Educação Básica da Capes pela atuação da UFPR no Parfor e por um relatório enviado por uma agência alemã, que sinalizou positivamente a pesquisa realizada pela Universidade na gestão de sedimentos e da água.

Acompanhe mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela UFPR nos programas Parfor e NoPa, da Capes, em reportagens publicadas no portal UFPR nos próximos dias.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR