Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Capes TV grava projetos de gestão da água e ensino da UFPR com foco no retorno da ciência para a sociedade

Uma equipe de quatro profissionais da Capes TV, de Brasília, veio a Curitiba nesta semana para gravar dois projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os trabalhos integram o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Novas Parcerias (NoPa), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se do curso de Segunda Licenciatura em Letras Alemão, do Parfor, e da pesquisa de abordagens inovadoras para a futura gestão de sedimentos e da água no Brasil (SeWaMa), do NoPa. Em ambos os projetos a UFPR mantém parcerias com universidades alemãs.

Ao todo, foram três dias de captações de imagens em Campo Largo e Curitiba. Um dos focos foi abordar o retorno da ciência para a sociedade. “Estamos buscando mostrar um pouco do que é produzido pela academia brasileira, o investimento que o Brasil está fazendo e como ele retorna para a sociedade”, disse o jornalista Lucas de Oliveira Santos, repórter da Capes TV.

O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, foi um dos entrevistados. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR
O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, foi um dos entrevistados. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

No projeto do SeWaMa, do NoPa, o jornalista aponta que cientistas brasileiros em conjunto com alemães estão utilizando alta tecnologia no monitoramento da água com retorno para a sociedade em curto, médio e longo prazo. “E no Parfor, estudantes da UFPR tiveram a oportunidade de fazer parte do curso [Letras Alemão] na Alemanha. Viemos saber como foi essa troca de experiências”, acrescenta Santos.

Os projetos serão divulgados pela Capes TV a partir da indicação feita pela Diretoria de Educação Básica da Capes pela atuação da UFPR no Parfor e por um relatório enviado por uma agência alemã, que sinalizou positivamente a pesquisa realizada pela Universidade na gestão de sedimentos e da água.

Assista abaixo às reportagens produzidas pela Capes TV:

Programa Novas Parcerias estimula a Continuação de projetos

Programa fortalece cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha

Projeto da UFPR reúne pesquisadores de vários cursos para estudar reservatório no Paraná

Formação completa de pós-graduandos motiva professores e estudantes da UFPR

Alunos do PARFOR da UFPR concluem curso na Alemanha

Acompanhe mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela UFPR nos programas Parfor e NoPa, da Capes, em reportagens publicadas no portal UFPR nos próximos dias.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...