+ UFPR

Campus Toledo recebe autorização formal para funcionamento

Superintendência de Comunicação Social     31 de outubro de 2017 - 11h22

O campus Toledo da UFPR, que abriga o curso de Medicina, está oficialmente autorizado a funcionar. O relatório de avaliação da comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que inspecionou o local em meados de outubro foi divulgado esta semana. O documento assegura ao campus o conceito necessário para o funcionamento, além de atestar que não há pendências legais a resolver.

A visita de avaliação, realizada entre 15 e 19 de outubro, foi solicitada pela UFPR em 2015, antes, portanto, do início do funcionamento do campus, que ocorreu em 2016. A comissão, formada por três professores universitários designados pelo Inep, examinou documentos e fez uma inspeção criteriosa em todas as instalações do campus. Além disso, reuniu-se com professores e alunos,  com a direção do campus e a coordenação do curso de Medicina. Também conversou com servidores técnico-administrativos em seus locais de trabalho.

A avaliação foi dividida em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. Ao final, a comissão atribuiu ao campus o conceito 3, que é o necessário para a autorização de funcionamento.

“Atingimos o conceito necessário para o funcionamento e não temos pendências legais. É um resultado muito satisfatório, considerando que estamos numa estrutura provisória”, avalia a diretora do Campus Toledo, professora Cristina Rodrigues.

A partir de 2018, o curso de Medicina de Toledo funcionará em um novo campus, de 9 mil metros quadrados – cinco vezes maior que o atual, que tem 1,7 mil metros quadrados e é cedido pela Prefeitura do município. A nova sede é anexa ao Biopark, um parque tecnológico de biociências idealizado pelos fundadores da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, e será doada por eles à UFPR. O campus terá, além das salas de aula, áreas para pesquisa, laboratório de simulação, área administrativa e um centro de eventos.

Curso de Medicina

A diretora do Campus Toledo explica que a autorização formal para o funcionamento da unidade permite à UFPR encaminhar aspectos práticos como, por exemplo, ser incluída na rede de dados das instituições federais de ensino superior. E tem implicação direta no processo de reconhecimento do curso de Medicina, que está em fase de avaliação pelo Ministério da Educação.

O curso já recebeu uma visita de avaliadores no ano passado e receberá a segunda em novembro. Atualmente estão matriculados no curso de Medicina do Campus Toledo 120 alunos (são 30 vagas por semestre). O curso tem 24 professores.