Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus Toledo inaugura nova sede nesta quarta-feira (21); obra atenderá cinco turmas do curso de Medicina

A Universidade Federal do Paraná inaugura nesta quarta-feira (21) a nova sede do Campus Toledo. A solenidade acontecerá às 10h, com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O prédio possui dois blocos interligados e três pavimentos. Inicialmente, serão ocupados 4,6 mil metros quadrados, que abrigam salas de aula, laboratórios, centro de simulação e outras unidades didáticas.

A diretora do Campus Toledo, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, explica que a nova sede trouxe um ganho de qualidade significativo ao campus e ao curso de Medicina. “O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela UFPR e atende todas as especificidades de um curso de Medicina moderno e inovador”.

Com a obra, a área do campus alcançará 9 mil metros quadrados, planejados com a participação de estudantes, docentes, gestores e profissionais de arquitetura e engenharia da instituição.

A sede está ativa desde o início do ano letivo de 2018. Cinco turmas do curso de Medicina, totalizando 150 alunos, utilizam o espaço.

 

Parceria privada

A construção do novo prédio da Faculdade de Medicina da UFPR é realizada por meio de recursos do empresário Luiz Donaduzzi. A sede é o primeiro empreendimento do Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociência – também idealizado por Donaduzzi e sua esposa, Carmen. Fundador da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, o empresário doará o novo prédio à UFPR.

No mês de junho, está programada a entrega de mais 850 metros quadrados, onde funcionarão o refeitório e as salas dos professores.

A nova sede também terá área administrativa e um centro de eventos.

 

Campus Toledo

A UFPR aderiu ao Programa de Expansão do Ensino Médico do MEC, para implantação do segundo curso de Medicina da instituição, em 2013. Após avaliações, o município de Toledo foi escolhido, em função do sistema de saúde e localização estratégica.

O Campus da UFPR foi criado em 2014, com a doação de área pelo município. As atividades do curso começaram em março de 2016.

A instalação cedida inicialmente pela cidade era capaz de acolher até 120 estudantes, com plano de ocupação por 2 anos.

O campus conta com 26 professores e oito servidores técnicos. Trinta novos alunos aprovados no vestibular 2017/2018 para o 1º semestre ingressaram no mês de fevereiro.

A graduação adota uma estratégia moderna, com ensino baseado na comunidade, utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem, seguindo Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Medicina definidas pelo Ministério da Educação.

Os alunos também têm aulas de campo em unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ambulatórios de especialidades e no hospital filantrópico de Toledo. Em contrapartida, a cidade ganhou uma unidade de ensino e pesquisa importante para o desenvolvimento da região oeste do Paraná.

 

Serviço:

Inauguração da nova sede do Campus Toledo
Data: 21/03/2018
Endereço: Rodovia Estadual PR-182, s/nº, Km 320-321, Toledo-PR.
Horário: 10h

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...