Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus Reitoria recebe bate-papo sobre quadrinho curitibano “O Gralha”

Imagem: Sandro Hojo
Imagem: Sandro Hojo

O Gralha, super-herói de Curitiba, está completando 18 anos em 2015. Para celebrar a data, os cartunistas Antonio Eder (“Manticore”, “7 Vidas”), Leonardo Melo (“Undeadman”, “Clássicos Revisitados”) e Gian Danton (“Família Titã”, “Manticore”) resolveram reunir todo o material gráfico do personagem destas quase duas décadas de história.

Junto de outros criadores da herói, decidiram fazer um livro ilustrado com um pouco de sua história, resgatando todo material ilustrado e inédito. Atualmente, o projeto ainda busca financiamento coletivo pelo site Catarse (você pode colaborar clicando aqui), mas, nesta quinta-feira, dia 18, a UFPR abre as portas e recebe Eder para um bate-papo sobre o livro.

O evento acontece a partir das 11h30 no anfiteatro 800 do edifício Dom Pedro I, no Campus Reitoria e é aberto para toda a comunidade.

O Gralha

Em outubro de 1997, o Vigilante das Araucárias renasceu da mente de vários quadrinistas locais que decidiram prestar uma homenagem ao personagem criado no início dos anos 40 por Francisco Iwerten. Fugitivo de um planeta de homens-pássaros, regido pelo terrível Thagos, o usurpador, o Capitão Gralha encontrou refúgio na Terra, onde utilizava seus poderes alienígenas no combate ao crime no Paraná. Ele teve vida breve; foram publicados apenas dois números de suas aventuras originais.

Quase duas décadas atrás, o herói passou por uma repaginação e sua versão atualizada ficou por conta de Alessandro Dutra, Gian Danton, José Aguiar, Antonio Eder, Luciano Lagares, Tako X, Edson Kohatsu, Augusto Freitas e Nilson Miller. Já em 1998 o personagem ganhava sua página semanal no caderno Fun da Gazeta do Povo, agora como um adolescente que descende do Capitão Gralha original e vive numa Curitiba do futuro.

Serviço:
Bate-papo sobre “O Gralha – Artbook”
Data: 18 de junho
Horário: 11h30
Local: Anfiteatro 800, edifício Dom Pedro I, Campus Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro)
Entrada livre.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...