+ UFPR

Campus da UFPR em Jandaia do Sul é marco na interiorização do ensino

Superintendência de Comunicação Social     24 de fevereiro de 2014 - 16h49

Prefeito Dejair Valério assina escritura de terreno para UFPR - Foto: Marcos Solivan

Quase dez anos após a implantação do campus em Matinhos, a Universidade Federal do Paraná dá mais um importante passo no processo de interiorização, com o início das atividades do Campus Avançado de Jandaia do Sul. As primeiras turmas já começaram o ano letivo e, no dia 14 de fevereiro, em Jandaia do Sul, foi assinada a escritura de doação do terreno de 240 mil metros quadrados onde será construído o novo campus.

Na solenidade de assinatura, na Câmara de Vereadores de Jandaia do Sul, o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho recebeu do prefeito Dejair Valério homenagem pelos esforços na instalação do campus da Universidade no município. “Estamos formalmente recebendo a doação de uma área que será o futuro da Universidade no Norte do Paraná”, declarou Zaki Akel. Nos próximos dois anos, a UFPR vai investir R$ 44 milhões para a construção de prédios, salas de aulas e laboratórios.

Até lá, os novos alunos de Jandaia do Sul terão aulas na Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan). Em um esforço da Administração Central e da Comissão de Implantação do campus, professores e técnicos administrativos concursados já tomaram posse e salas de aula, laboratórios e biblioteca já estão preparados para os 250 novos alunos.

Vice-Reitor fala aos calouros em Jandaia do Sul - Foto: Marcos Solivan

Durante o período em Jandaia do Sul, o reitor e o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari proferiram a Aula Magna aos calouros do campus avançado. “Vocês têm um papel histórico. Serão sempre a primeira turma de Jandaia do Sul. Enfrentem as dificuldades com energia, força, vibração e raça. Este é um projeto para o futuro do Paraná, pois a UFPR veio para ficar, com a mesma excelência acadêmica de todos os cursos da Universidade”, disse o reitor. Mulinari ressaltou a importância dos novos integrantes da instituição: “uma universidade verdadeira é feita com bons alunos e bons professores – e nós temos os melhores para fazer uma grande Universidade”.

Campus Avançado
O município de Jandaia do Sul está localizado na mesorregião Norte Central Paranaense, a 384 quilômetros de Curitiba. Possui população de 20 mil habitantes, mas a criação do campus na cidade deve atender dois milhões de habitantes dos 28 municípios que compõem o Vale do Ivaí.

Instalações do Campus Avançado de Jandaia do Sul - Foto: Marcos Solivan

O novo campus começou as atividades com os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação, cada um com 50 vagas. Todas as vagas foram preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).