+ UFPR

Campanha estimula respeito no acolhimento aos calouros e oferece canais para denúncia de abusos

Superintendência de Comunicação Social     19 de fevereiro de 2018 - 13h51

A UFPR retoma nesta segunda-feira (19), primeiro dia letivo de 2018,  a campanha “Trote sem violência”, que integra o conjunto de iniciativas voltadas para o acolhimento e inclusão dos alunos da instituição. Pelo segundo ano consecutivo, a campanha desenvolverá um amplo conjunto de ações de combate à violência, à ofensa e a todas as formas de preconceito contra os calouros.

A campanha está sendo veiculada por meio  de cartazes, das redes sociais, dos canais de rádio/TV, do portal e do email marketing da UFPR na internet. As peças trazem mensagens  que convidam os estudantes a participarem da campanha, como “Integração com diversão e respeito”, “Não é não: sem opressão!”, “Seu direito de ir e vir dentro da UFPR”.

Além disso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Superintendência de Comunicação – com o apoio de todas as unidades da UFPR – vão reforçar o acolhimento dos calouros neste ano fornecendo aos estudantes informações sobre os programas de apoio e assistência acadêmica, bem como o acesso aos sistemas de transporte e de bibliotecas.

Canal para denúncias

O material de divulgação da campanha apresenta ainda o telefone (41-3360-5414) e o email (alertatrote@ufpr.br) que podem ser utilizados para denúncias de abusos e de atos de violência contra calouros. As denúncias recebidas  serão analisadas por um comitê criado especialmente com este objetivo e, dependendo do caso, poderão até ser encaminhadas ao Ministério Público ou outros órgãos externos.

A PRAE pede que as que as denúncias sejam encaminhadas com informações detalhadasa sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência verificado e, se possível, a identificação do denunciante e dos suspeitos de praticá-la. Um aspecto importante desta campanha é que os próprios estudantes estão sendo estimulados a não aceitar nenhuma forma de opressão.

Acolhimento especial

O texto do cartaz de divulgação da campanha, assinado pela superintendente de Comunicação, Luciana Panke, e pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita César, destaca a importância da iniciativa: “Nós queremos que a comunidade universitária se informe e pratique um trote com diversão, cidadania e respeito para que a violência seja sempre evitada, combatida e denunciada”.

Luciana disse que a entrada de novos estudantes é motivo para comemoração pela comunidade universitária. “ Com as ações da Sucom e da PRAE, queremos ressaltar a alegria e o acolhimento que devem estar presentes neste momento”, disse a superintendente de Comunicação.