Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Calouros participam do plantio de mais de 150 mudas no Centro Politécnico

Aline Fernandes França     22 de fevereiro de 2018 - 17h47

Vilson Félix, calouro de Engenharia Mecânica: “É a primeira vez que planto uma árvore”. Foto: Samira Chami Neves.

Aos 20 anos de idade, Vilson Félix plantou uma árvore pela primeira vez. O calouro do curso de Engenharia Mecânica é um dos 300 estudantes da Universidade Federal do Paraná que participaram do Trote Solidário Sustentável nesta quinta-feira (22). “Estou curtindo muito, está sendo a melhor experiência da minha vida até agora”, afirmou.

A ação, promovida pela Comissão de Arborização dos Campi da UFPR, teve o apoio de centros e diretórios acadêmicos. “Nossa ideia foi promover uma atividade que envolvesse os alunos na conscientização ambiental e no comprometimento com a instituição, no sentido de ajudar a preservar a infraestrutura e o ambiente”, explicou Carla Maria Camargo Corrêa, presidente da Comissão de Arborização.

Estudantes de diversos cursos plantaram mais de 150 mudas de espécies arbóreas nativas, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Entre os objetivos do plantio está a recuperação de uma nascente localizada no Centro Politécnico, conforme definição do plano diretor da instituição.

Luiz Henrique Rodrigues, estudante de Engenharia Florestal. Foto: Samira Chami Neves.

“Sou calouro de Engenharia Florestal e entrar na faculdade com esse trote é muito bacana. A iniciativa envolveu vários cursos, conheci muita gente”, contou o estudante Luiz Henrique Rodrigues.

Natália Maroeli, de 17 anos, elogiou a recepção realizada pelos estudantes de Engenharia de Produção. “Os veteranos do curso são incríveis, nos receberam muito bem. Achei esse trote muito legal e diferente, nunca imaginei plantar uma árvore”.

Antes do plantio, os calouros foram recepcionados no Setor de Educação Profissional e Tecnológica e conheceram as ações desenvolvidas no Plano de Arborização da universidade.

“Esse ato de arborizar o campus é uma excelente iniciativa, já que o espaço também é de vocês. Tudo isso foi construído com dinheiro público. Sejam muito bem-vindos à UFPR”, destacou o diretor do Setor de Ciências da Terra, Pedro Luis Faggion, durante o acolhimento aos novos estudantes.

A recepção surpreendeu a caloura Camila Portugal, do curso de Química.  “Eu sempre tive outra imagem sobre o trote de fora da faculdade, mas entrar na UFPR foi muito melhor do que imaginei. Essa ação, além de ser gratificante, faz bem para a natureza e para as outras pessoas”, disse.

Foto: Samira Chami Neves.

 

Calouros plantam árvores


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR