Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Caloura de Medicina cria biblioteca colaborativa no Setor de Ciências Biológicas

Imagem: Aspec-Bio
Imagem: Aspec-Bio

A aluna do primeiro ano de Medicina Amanda Savariego Gabriel está à frente do projeto “Liberte seu livro”, que tem como objetivo manter uma biblioteca colaborativa no Setor de Ciências Biológicas. No espaço, cada pessoa pode doar livros usados que estariam presos nas gavetas e disponibilizá-los para empréstimo.

“A ideia começou com seis livros que juntei em casa e decidi espalhar pelo campus. Coloquei alguns nos corrimãos, na cantina, no banheiro e nos orelhões. Eu escrevia mensagens na contracapa como: ‘Olá! Se você encontrou esse livro e tem vontade de lê-lo, leve-o com você e aproveite! Ah, depois que terminar a leitura, deixe-o aqui novamente'”, conta Amanda.

A estudante relatou que, no primeiro momento, não houve um retorno positivo, pois os livros não reapareceram em nenhum canto. Um dia, conversando com a mãe, Amanda conseguiu conceber melhor o projeto. Aí nasceu a ideia de criar um espaço próprio.

A caloura conversou com alguns amigos e professores e pediu para que cada um doasse um exemplar que não fosse ler. Até agora, já conseguiu arrecadar 20 exemplares. “A ideia é que haja certa independência, que a biblioteca não mais seja um projeto ‘meu’, mas passe a ser um projeto ‘nosso'”.

Sobre os benefícios da leitura, Amanda faz uma reflexão: “Um livro é uma fonte de inovação e renovação, cada pessoa reage de forma diferente à leitura. Minha opinião? Livros, às vezes, conseguem ser melhores conselheiros do que pessoas”.

Interessados já podem pegar seu livro ou fazer sua doação na biblioteca, que fica no primeiro piso do Setor de Ciências Biológicas, próximo ao Departamento de Bioquímica e à Pós-Graduação em Ecologia.

Por Assessoria a Projetos Educacionais e Comunicação

Setor de Ciências Biológicas

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...