Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Brasileiro mais jovem a conquistar doutorado, egresso da UFPR é eleito membro de instituições internacionais de Biologia

O pesquisador Juliano Morimoto, considerado o brasileiro mais jovem a concluir o doutorado, foi eleito recentemente membro da Sociedade Real de Biologia e Fellow de uma das mais antigas instituições para o estudo de história natural, a Sociedade Linnean de Londres (The Linnean Society of London). O biólogo inglês Charles Darwin foi eleito Fellow da instituição em 1854.

Estudante de escola pública durante todo o ensino básico e fundamental, Juliano nasceu em São Paulo e cresceu no município de Ribeirão Preto, mas se autointitula “de coração curitibano”.

Morimoto lembra que, ao longo da graduação, conheceu pessoas incríveis e teve acesso a grandes oportunidades. “A UFPR me ajudou a ser quem eu sou hoje, e sou muito agradecido à instituição por isso”, diz. “Já no meu primeiro ano de universidade, estava envolvido em projetos de pesquisa no Setor de Ciências Biológicas e, desde então, nunca parei”.

O pesquisador ingressou em Ciências Biológicas, no ano de 2009, e concluiu a graduação seis meses antes do previsto, com quatro anos e meio de curso. Em seguida, o biólogo foi aprovado no programa de doutorado em Zoologia de uma das mais renomadas universidades do mundo, a University of Oxford. Mais uma vez defendeu a tese antes do previsto, em 2016, aos 25 anos de idade.

“Foi na UFPR que aprendi o conteúdo básico para crescer profissionalmente. A qualidade de ensino é excepcional, e sou muito grato aos docentes da UFPR por acreditarem em mim e me apoiarem durante a minha formação e, agora, durante a minha carreira”, ressalta o pesquisador, que ingressou na graduação por cotas sociais.

Juliano concluiu também o pós-doutorado na Universidade de Sydney em 2017. No mesmo ano, o pesquisador retornou à UFPR como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação.

Os estudos de Juliano em Oxford tiveram como tema central a “seleção sexual, a nutrição e o conflito sexual” relacionado à evolução das espécies. No início deste ano, o periódico internacional Nature Communications publicou um artigo do pesquisador, com dados de parte da tese de doutorado do brasileiro.

Orgulho para a UFPR

Em videoconferência nesta quinta-feira (31), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, parabenizou Morimoto e disse que ele é motivo de orgulho para a Universidade. “A sua história é muito bonita de contar. Uma pessoa que entrou no ensino superior por meio de cotas sociais e voou alto como você é um exemplo de sucesso do que a universidade pública brasileira pode fazer de bom”.

Foto: Marcos Solivan

O jovem pesquisador comentou que sente prazer em levar o nome da UFPR por onde passa. “Se não fosse essa universidade, nenhuma das oportunidades que tive teriam aparecido. A UFPR possibilita que aqueles que estudaram em escola pública atinjam seu potencial”.

Para Fonseca, o exemplo de Morimoto mostra que a Universidade continua crescendo e a diversidade de estudantes só tem enriquecido a instituição. Ao finalizar a conversa, ele convidou o egresso, que estará em Curitiba em maio deste ano, para um encontro no gabinete da reitoria. “Será um prazer te conhecer pessoalmente e te parabenizar”.

Confira a matéria da UFPR TV.

Livro paradidático

Durante a visita ao Brasil em maio, Juliano lançará o livro paradidático “Geometria Poética”. A obra tem como objetivo facilitar o entendimento de conceitos da Geometria para estudantes de ensino fundamental e médio, com a participação dos docentes Luis Fernando Favaro, José Reis e Rafael Silva. O livro será disponibilizado gratuitamente online.

A obra integra um projeto financiado CNPq, que já atendeu mais de 300 estudantes da rede pública de Curitiba e região metropolitana, com palestras durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2017. “É isso que me deixa feliz, poder atingir o maior número de alunos e ajudá-los a realizar seus sonhos”, diz.

Morimoto reside na Austrália desde 2016 e é pesquisador na Macquarie University. “Tento retribuir à UFPR e aos futuros alunos com o máximo que posso. Pretendo continuar investindo na instituição com a minha experiência e conhecimento internacional”, conclui.

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...