Ciência e Tecnologia

Biólogos da UFPR analisam diversidade de peixes e qualidade da água do Rio Paraná

Maria de Lurdes Welter Pereira     11 de abril de 2013 - 9h37

biólogo faz a coleta de materiais. Foto cedida pelo ITTI

Biólogos da UFPR estão coletando amostras da água e também de peixes sobre o Rio Paraná, entre as cidades de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e Castilho, São Paulo, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes está construindo uma ponte. A coleta faz parte do Programa de Proteção da Fauna e Flora que integra o acompanhamento ambiental na obra. De acordo com a bióloga mestre em Ecologia e Conservação, Sandra Martins Ramos, a variedade de peixes e das características da água, como pH, transparência e oxigenação, são essenciais para revelar se a obra está causando algum impacto na área de influência da obra.

Biólogo faz a coleta para verificar a qualidade da água no Rio Paraná. Foto: arquivo do ITTI

Esta é a segunda coleta e o material está sendo examinado em laboratório. O resultado será comparado com amostras anteriores, realizadas em julho de 2012, na qual, 108 peixes foram coletados. Entre as espécies mais comuns, identificaram-se: lambaris, traíras e piabas. Nesta segunda campanha foi reconhecida a existência de outras espécies, como o tucunaré, a piranha e o piau-três-pintas.

O Programa de Proteção da Fauna e Flora integra o Plano Básico Ambiental, executado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR, através de Termo de Cooperação firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná  atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR-ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

OFICINAS ─ Outras atividades que vêm sendo desenvolvidas no entorno da construção da ponte são as oficinas para funcionários da obra, pescadores e moradores dos dois municípios próximos. Nesta quinta-feira (11/04) em Três Lagoas, serão realizadas palestras sobre “Segurança no Trabalho e Saúde”, voltadas aos trabalhadores. Também ocorre a oficina “Água: elemento de desenvolvimento da saúde e cidadania”, também em Três Lagoas. O tema “Cuidados com os rios e as responsabilidades” será debatido pelos moradores de Castilho (SP) também neste dia 11/04.