Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Biólogos da UFPR analisam diversidade de peixes e qualidade da água do Rio Paraná

Maria de Lurdes Welter Pereira     11 de abril de 2013 - 9h37

biólogo faz a coleta de materiais. Foto cedida pelo ITTI

Biólogos da UFPR estão coletando amostras da água e também de peixes sobre o Rio Paraná, entre as cidades de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e Castilho, São Paulo, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes está construindo uma ponte. A coleta faz parte do Programa de Proteção da Fauna e Flora que integra o acompanhamento ambiental na obra. De acordo com a bióloga mestre em Ecologia e Conservação, Sandra Martins Ramos, a variedade de peixes e das características da água, como pH, transparência e oxigenação, são essenciais para revelar se a obra está causando algum impacto na área de influência da obra.

Biólogo faz a coleta para verificar a qualidade da água no Rio Paraná. Foto: arquivo do ITTI

Esta é a segunda coleta e o material está sendo examinado em laboratório. O resultado será comparado com amostras anteriores, realizadas em julho de 2012, na qual, 108 peixes foram coletados. Entre as espécies mais comuns, identificaram-se: lambaris, traíras e piabas. Nesta segunda campanha foi reconhecida a existência de outras espécies, como o tucunaré, a piranha e o piau-três-pintas.

O Programa de Proteção da Fauna e Flora integra o Plano Básico Ambiental, executado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR, através de Termo de Cooperação firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná  atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR-ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.

OFICINAS ─ Outras atividades que vêm sendo desenvolvidas no entorno da construção da ponte são as oficinas para funcionários da obra, pescadores e moradores dos dois municípios próximos. Nesta quinta-feira (11/04) em Três Lagoas, serão realizadas palestras sobre “Segurança no Trabalho e Saúde”, voltadas aos trabalhadores. Também ocorre a oficina “Água: elemento de desenvolvimento da saúde e cidadania”, também em Três Lagoas. O tema “Cuidados com os rios e as responsabilidades” será debatido pelos moradores de Castilho (SP) também neste dia 11/04.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR