+ UFPR

UFPR lança Base de Dados Científicos para reunir dados apurados por pesquisadores

Rodrigo Choinski     2 de janeiro de 2018 - 16h36

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou na última semana a Base de Dados Científicos (BDC) que visa reunir os dados utilizados em pesquisas publicadas pela comunidade da instituição.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e o Sistema de Bibliotecas (SiBi) ambos da UFPR. A base passa a integrar o Repositório Digital Institucional (RDI). Além do novo banco de dados o repositório conta ainda com quatro coleções: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a Biblioteca Digital de Periódicos, a Biblioteca Digital de Eventos Científicos e a Biblioteca Digital de Imagem e Som.

O novo serviço acompanha a tendência mundial de disponibilidade de dados básicos de pesquisas para que possam ser utilizados em novos estudos. A partir das informações disponíveis é possível tratar de novas perspectivas que não estão presentes nos estudos originais.

O repositório ainda conta com poucos conjuntos de dados, mas a expectativa é que nos próximos meses passe a receber de forma constante novos materiais. Os interessados em disponibilizar seus dados de pesquisas devem entrar em contato com os coordenadores do projeto por meio do correio eletrônico: bdcufpr@gmail.com.

Base de Dados Científicos da UFPR

Link de acesso à BDC
Contato: bdcufpr@gmail.com
Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL)