Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aula Magna da primeira turma de doutorado em Gestão da Informação reafirma trajetória pioneira da UFPR no Brasil

 

Aula Magna marca atividades da 1ª Turma de Doutorado da Pós-Graduação em Gestão da Informação. Crédito: André Filgueira.

A aula magna “Ciência Aberta e os Novos Desafios à Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação”, realizada nesta quinta-feira (5), deu início à primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da UFPR. Ministrada por Sarita Albagli, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o evento marca não só a ampliação dos horizontes da área da Gestão da Informação, mas também os 20 anos do curso de graduação e a primeira década do mestrado na UFPR.

A coordenadora do programa, professora Maria do Carmo Freitas, destacou a importância das pesquisas na área de gestão da informação e papel que a UFPR tem desenvolvido nesse campo, sendo um dos celeiros de pesquisa e formação de professores por meio da graduação e pós graduação.

“É com muito orgulho que começamos essa aula magna. Em 2017 fomos autorizados a começar nosso programa de doutorado, com nossa primeira turma. Em maio deste ano (2018), nossa graduação completa 20 anos. No Brasil a UFPR inovou criando o primeiro curso de graduação da área” e hoje a instituição volta a fazer história com o pioneirismo no doutorado.

O coordenador do curso de graduação em Gestão da Informação, Rodrigo Botelho, reafirma a conquista para a área de gestão da informação, uma vez essa integração entre graduação, mestrado e doutorado “amplia o espaço de interlocutores dentro do campo da gestão da informação. Além disso, desenvolve o conhecimento. E isso tudo vai impactar na formação dos nossos estudantes, na formação de novos pesquisadores e de novos docentes para a área”.

O PPGCGTI tem uma única área de concentração, Gestão da Informação e do Conhecimento, e duas linhas de pesquisa: Informação, conhecimento e estratégia (ICE) e Informação, tecnologia e gestão (ITG). Este ano ingressaram 25 novos mestrandos e cinco estudantes para doutoramento.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...