Com reflexões sobre Marketing Científico Digital, será realizada nesta terça-feira (09) a aula inaugural do mestrado em Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação. A palestra, das 9h30m às 12 horas, tem como convidado o professor da Universidade Federal de Alagoas, Ronaldo Ferreira de Araújo, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
A aula, no salão nobre do Departamento de Ciências Contábeis (Campus do Jardim Botânico), é aberta a estudantes e pesquisadores interessados no assunto. O tema “Marketing Científico Digital e Métricas Alternativas” trata dos recursos de comunicação interativa da Internet, que medem a presença online e os impactos sociais que ela gera, principalmente na ampliação do debate acadêmico e na popularização de termos científicos a públicos não especializados.
Em artigo publicado na Revista Perspectivas em Ciência da Informação,em 2015, o professor destaca que a altmetria tem sido considerada como métricas alternativas da comunicação científica, por medir aspectos desconsiderados nas citações, como, “onde um artigo está sendo baixado, lido, compartilhado e discutido”, o que amplia o olhar para a visibilidade e o alcance dos resultados de investigação, para além da comunidade científica.