Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Atividades do Circuito Cultura e Arte Cultura movimentaram Paranaguá no fim de semana

O projeto da UFPR que amplia as ações culturais e artísticas no litoral paranaense teve sua estreia em Paranaguá no último final de semana. Dança, teatro e atividades lúdicas integraram a programação do Circuito Cultura e Arte, que terá sua próxima edição em Matinhos, de 15 a 17 de junho.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Gordsorf, o Circuito Cultura e Arte visa propiciar novos espaços de aprendizagem, prática, reflexão, apreciação e produção artístico-cultural, num processo de integração com os mais variados segmentos da sociedade. “Visamos fortalecer a política local e nacional de cultura, promovendo um diálogo com a comunidade, com os grupos ligados à cultura e com o poder público”, aponta o pró-reitor. Ele explica que o evento funciona como uma chamada para o Festival de Inverno de Antonina, que acontece em julho, ao mesmo tempo em que contribui para fortalecer a comunidade local, pensando no acesso aos bens culturais e na sua democratização.

Leandro Gordsorf: o circuito visa fortalecer a cultura local. e funciona como chamada para o Festival de Inverno de Antonina e Fotos: William Leal

Durante a abertura do Circuito, a diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), professora Laura Pérez Gil, destacou a dedicação da equipe do museu e dos colaboradores de diferentes áreas da universidade para compor a programação do evento.

As atividades tiveram início na sexta-feira (18/06), com a apresentação da companhia de dança Téssera, da UFPR, que apresentou o espetáculo ‘Aquela que é’, obra coreográfica de Juliana Virtuoso. Com um elenco de 21 artistas, a coreografia exibe o feminino como essência e fonte de energia vital, detentora de força, generosidade e sensibilidade.

A Téssera Companhia de Dança levou para Paranaguá o espetáculo ‘Aquela que é’

O tema que direcionou a programação de sábado e domingo foi o Boi de Mamão, personagem da cultura popular. Segundo Fábio L. G. Marcolino, produtor cultural do MAE, o Auto do Boi de Mamão é uma tradicional manifestação folclórica do litoral paranaense e de Santa Catarina. “Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores (Portugal), o nome remete às origens do folguedo, quando a cabeça do boi era representada por um mamão verde”, explica Marcolino.

O Circuito atraiu crianças, adolescentes e professores das redes de ensino básica pública e privada, a comunidade acadêmica da UFPR e visitantes do MAE. Segundo o pró-reitor Leandro, os ônibus disponibilizados pela UFPR, de Curitiba, Matinhos e Pontal do Paraná para Paranaguá ficaram todos lotados, o que demostrou uma boa adesão da comunidade acadêmica.

O Circuito Cultura e Arte é uma ação da Proec, MAE e Setor Litoral. Em Paranaguá, as atividades foram coordenadas pela equipe do MAE, com participação da Téssera Companhia de Dança, do grupo folclórico Boi Barroso (Antonina), alunos do curso de design da UFPR e do projeto Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer e Cidade (Geplec), do curso de educação física (Setor Litoral).

A programação de Paranaguá integrou também a 16ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), cujo tema neste ano é Museus Hiperconectados.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...