+ UFPR

Assinatura de termo de cooperação técnica com hospital marca primeiro dia de visitas do reitor aos campi do interior

Bruna Bertoldi Gonçalves     11 de dezembro de 2018 - 17h38

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca, e a vice-reitora, professora Graciela Inês Bolzón de Muniz, participaram de atividades em Toledo, Palotina e Maripá nos dias 10 e 11 de dezembro. A agenda do primeiro dia de viagem incluiu assinatura de cooperação técnica entre a Universidade e o Hospital de Marechal Cândido Rondon e visita à obra do Bloco 10 do Setor Palotina.

O reitor destacou o histórico e a tradição do hospital do oeste do Paraná e falou sobre a relevância da parceria. “É tremendamente importante para os nossos estudantes nessa fase de consolidação desse nosso curso de Medicina, que já é um sucesso. Nós sabemos, há vários anos, que esse é o segundo curso mais procurado em toda a UFPR. Um reconhecimento que nós temos que fazer é o fato de que a presença da universidade aqui é muito bem-vinda. Nós nos sentimos sempre muito bem-vindos, nós fomos acolhidos, de fato, por essa comunidade”. O acordo de cooperação técnica estabelece condições para o desenvolvimento de atividades teórico-práticas em serviço hospitalar aos alunos do Curso de Medicina do Campus Toledo.

O acordo de cooperação entre a UFPR e o Hospital Rondon foi firmado no dia 10 de dezembro em Toledo, durante visita de comitiva de Curitiba aos campi do interior. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

“Nós entendemos que esse convênio firmado com a UFPR é, em última análise, uma chancela à qualidade do serviço que nós prestamos. É, portanto, o reconhecimento da dedicação e do trabalho dos nossos colaboradores. Procuramos sempre manter alta qualidade no que nós fazemos”, afirmou o diretor administrativo do Hospital Rondon, Dietrich Rupprecht Seyboth, durante o ato realizado em Toledo na tarde da última segunda-feira, 10.

Um dos objetivos da cooperação é proporcionar aos alunos maior proximidade com as condições reais de trabalho, por meio de vivências compatíveis com a natureza e as especificidades do curso de Medicina. Planos de trabalho elaborados pelas duas instituições vão definir e detalhar as atividades do projeto e as responsabilidades das partes.

Participaram da visita a Toledo o superintendente de Infraestrutura da UFPR, Sérgio Michelotto Braga, o pró-reitor de Administração, Marco Antonio Ribas Cavalieri, e o diretor de Apoio aos Campi Avançados, professor Helton José Alves, acompanhados da diretora do campus, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, e da coordenadora do curso de Medicina, professora Naura Tonin Angonese.

Imagem aérea do Campus Toledo da UFPR, localizado no oeste do Paraná.

Na sequência, a comitiva viajou para Palotina, onde visitou a obra, em andamento, do Bloco 10. “É um prédio que vai atender a demandas de pesquisa em várias áreas do Setor Palotina, envolvendo principalmente pesquisadores da Medicina Veterinária e da Biotecnologia. Foi financiado com recursos da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] e da UFPR”, explicou o diretor de Apoio aos Campi Avançados. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2019.

O Bloco 10 do Setor Palotina vai abrigar o Laboratório de Biotecnologia da UFPR.

O grupo fez reuniões com a direção do Setor Palotina. Em pauta, obras e demandas da unidade. “Já foi licitada e está em fase de assinatura de contrato a reforma do prédio do Seminário. Após a reforma, o prédio vai abrigar salas de aula, gabinetes de professores, laboratórios e auditórios”, informou Helton. A edificação, construída por padres da ordem São Vicente Palotti na década de 1960, apresenta problemas estruturais. O imóvel foi adquirido pela Universidade em 2008 com recursos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).