Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Assinatura de termo de cooperação técnica com hospital marca primeiro dia de visitas do reitor aos campi do interior

Bruna Bertoldi Gonçalves     11 de dezembro de 2018 - 17h38

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca, e a vice-reitora, professora Graciela Inês Bolzón de Muniz, participaram de atividades em Toledo, Palotina e Maripá nos dias 10 e 11 de dezembro. A agenda do primeiro dia de viagem incluiu assinatura de cooperação técnica entre a Universidade e o Hospital de Marechal Cândido Rondon e visita à obra do Bloco 10 do Setor Palotina.

O reitor destacou o histórico e a tradição do hospital do oeste do Paraná e falou sobre a relevância da parceria. “É tremendamente importante para os nossos estudantes nessa fase de consolidação desse nosso curso de Medicina, que já é um sucesso. Nós sabemos, há vários anos, que esse é o segundo curso mais procurado em toda a UFPR. Um reconhecimento que nós temos que fazer é o fato de que a presença da universidade aqui é muito bem-vinda. Nós nos sentimos sempre muito bem-vindos, nós fomos acolhidos, de fato, por essa comunidade”. O acordo de cooperação técnica estabelece condições para o desenvolvimento de atividades teórico-práticas em serviço hospitalar aos alunos do Curso de Medicina do Campus Toledo.

O acordo de cooperação entre a UFPR e o Hospital Rondon foi firmado no dia 10 de dezembro em Toledo, durante visita de comitiva de Curitiba aos campi do interior. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

“Nós entendemos que esse convênio firmado com a UFPR é, em última análise, uma chancela à qualidade do serviço que nós prestamos. É, portanto, o reconhecimento da dedicação e do trabalho dos nossos colaboradores. Procuramos sempre manter alta qualidade no que nós fazemos”, afirmou o diretor administrativo do Hospital Rondon, Dietrich Rupprecht Seyboth, durante o ato realizado em Toledo na tarde da última segunda-feira, 10.

Um dos objetivos da cooperação é proporcionar aos alunos maior proximidade com as condições reais de trabalho, por meio de vivências compatíveis com a natureza e as especificidades do curso de Medicina. Planos de trabalho elaborados pelas duas instituições vão definir e detalhar as atividades do projeto e as responsabilidades das partes. 

Participaram da visita a Toledo o superintendente de Infraestrutura da UFPR, Sérgio Michelotto Braga, o pró-reitor de Administração, Marco Antonio Ribas Cavalieri, e o diretor de Apoio aos Campi Avançados, professor Helton José Alves, acompanhados da diretora do campus, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, e da coordenadora do curso de Medicina, professora Naura Tonin Angonese.

Imagem aérea do Campus Toledo da UFPR, localizado no oeste do Paraná.

Na sequência, a comitiva viajou para Palotina, onde visitou a obra, em andamento, do Bloco 10. “É um prédio que vai atender a demandas de pesquisa em várias áreas do Setor Palotina, envolvendo principalmente pesquisadores da Medicina Veterinária e da Biotecnologia. Foi financiado com recursos da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] e da UFPR”, explicou o diretor de Apoio aos Campi Avançados. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2019.

O Bloco 10 do Setor Palotina vai abrigar o Laboratório de Biotecnologia da UFPR.

O grupo fez reuniões com a direção do Setor Palotina. Em pauta, obras e demandas da unidade. “Já foi licitada e está em fase de assinatura de contrato a reforma do prédio do Seminário. Após a reforma, o prédio vai abrigar salas de aula, gabinetes de professores, laboratórios e auditórios”, informou Helton. A edificação, construída por padres da ordem São Vicente Palotti na década de 1960, apresenta problemas estruturais. O imóvel foi adquirido pela Universidade em 2008 com recursos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR