Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

As greves e o destino do petróleo brasileiro foram tema de aula pública na UFPR Litoral

Superintendência de Comunicação Social     7 de junho de 2018 - 17h59

A geopolítica do petróleo e os fenômenos sociais envolvidos na greve dos caminhoneiros foram tema de uma aula pública no auditório do Setor Litoral na noite da última quarta-feira (06). Tratando o tema de forma interdisciplinar, o evento “Os movimentos de greve e o destino do petróleo brasileiro” teve como debatedores convidados os professores da UFPR: Eduardo Salamuni, geólogo, do Departamento de Geologia; Augusto Clemente, cientista político, do curso de Administração Pública, do Setor Litoral; e José Lannes de Mello, economista, do curso de Gestão e Empreendedorismo, do Setor Litoral.

Para a professora Elisiane Tiepolo, do curso de Linguagem e Comunicação, do Setor Litoral, que mediou o debate, a aula pública foi uma forma de a universidade contribuir para a reflexão por meio de informações qualificadas sobre a complexa conjuntura do Brasil. “Foi um momento pedagógico que oportunizou pensar a totalidade e as contradições e aprender com os saberes produzidos pelos movimentos sociais”, avaliou Elisiane.

Para Eduardo Salamuni, o evento foi uma oportunidade de debater a geopolítica de petróleo e gás, seu foco de pesquisas e estudos. “Parabenizo os organizadores pela ótima ideia da temática. A participação na aula pública me possibilitou testemunhar a excelente prática pedagógica que se constitui esse tipo de atividade”, salientou Salamuni.

Na avaliação de Renato Bochicchio, diretor do Setor Litoral, a Universidade deve estar atenta ao grave momento em que vive o país. “Devemos priorizar nos espaços acadêmicos debates qualificados, com diálogos entre diferentes áreas de conhecimento e ampla possibilidade de participação da comunidade interna e externa”, enfatizou Bochicchio.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR