Ciência e Tecnologia

As greves e o destino do petróleo brasileiro foram tema de aula pública na UFPR Litoral

Superintendência de Comunicação Social     7 de junho de 2018 - 17h59

A geopolítica do petróleo e os fenômenos sociais envolvidos na greve dos caminhoneiros foram tema de uma aula pública no auditório do Setor Litoral na noite da última quarta-feira (06). Tratando o tema de forma interdisciplinar, o evento “Os movimentos de greve e o destino do petróleo brasileiro” teve como debatedores convidados os professores da UFPR: Eduardo Salamuni, geólogo, do Departamento de Geologia; Augusto Clemente, cientista político, do curso de Administração Pública, do Setor Litoral; e José Lannes de Mello, economista, do curso de Gestão e Empreendedorismo, do Setor Litoral.

Para a professora Elisiane Tiepolo, do curso de Linguagem e Comunicação, do Setor Litoral, que mediou o debate, a aula pública foi uma forma de a universidade contribuir para a reflexão por meio de informações qualificadas sobre a complexa conjuntura do Brasil. “Foi um momento pedagógico que oportunizou pensar a totalidade e as contradições e aprender com os saberes produzidos pelos movimentos sociais”, avaliou Elisiane.

Para Eduardo Salamuni, o evento foi uma oportunidade de debater a geopolítica de petróleo e gás, seu foco de pesquisas e estudos. “Parabenizo os organizadores pela ótima ideia da temática. A participação na aula pública me possibilitou testemunhar a excelente prática pedagógica que se constitui esse tipo de atividade”, salientou Salamuni.

Na avaliação de Renato Bochicchio, diretor do Setor Litoral, a Universidade deve estar atenta ao grave momento em que vive o país. “Devemos priorizar nos espaços acadêmicos debates qualificados, com diálogos entre diferentes áreas de conhecimento e ampla possibilidade de participação da comunidade interna e externa”, enfatizou Bochicchio.