Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Artigo sobre bem-estar animal no Paraná é publicado em revista internacional

Mestranda pesquisou granjas do Paraná
Mestranda pesquisou granjas do Paraná

Um artigo da mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR Ana Paula de Oliveira Souza acaba de ser publicado no periódico internacional Animal Welfare. O texto, intitulado “Broiler Chicken Welfare Assessment in GLOBALGAP certified and non-certified farms in Brazil” é um dos capítulos da dissertação, defendida em dezembro do ano passado.
A dissertação de Ana Paula tem como título “Certificação e boas práticas em granjas de frangos de corte no Paraná: efetividade para o bem-estar animal”. O trabalho foi realizado sob a orientação da professora Carla Forte Maiolino Molento, coordenadora do Laboratório de Bem-estar Animal da UFPR.
O Brasil é terceiro produtor e o maior exportador de carne de frango do mundo. Certificações independentes são requeridas por alguns importadores da União Europeia para garantir o atendimento a requisitos mínimos de bem-estar animal. O objetivo deste trabalho foi comparar o bem-estar de frangos de corte em granjas certificadas GLOBALG.A.P.® e granjas não certificadas no estado do Paraná usando o protocolo Welfare Quality®. A notícia do site destacou que os resultados do trabalho sugerem que as granjas já apresentavam um padrão de bem-estar muito próximo àquele objetivado pela certificação, e que a adoção de normas baseadas exclusivamente em padrões estrangeiros pode ter limitações na melhoria do grau de bem-estar animal. Assim, são necessários padrões mais rígidos para aumentar o grau de bem-estar de frangos de corte no Paraná.
Confira a publicação do artigo no link: http://www.thepoultrysite.com/articles/3408/broiler-chicken-welfare-assessment-in-globalgapcertified-and-noncertified-farms-in-brazil/

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...