Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Apresentações musicais abrem as comemorações dos 80 anos do Setor de Ciências Humanas

O Grupo de Choro do Departamento de Etnomusicologia foi o primeiro a se apresentar. Foto: Vinícius do Prado

Nesta segunda-feira (30) o pátio da Reitoria foi palco de um ato cultural que abriu as comemorações dos 80 anos do Setor de Ciências Humanas da UFPR, cuja origem é a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFPR, fundada em 26 de fevereiro de 1938. O marco inicial das celebrações foi a apresentação do Grupo de Choro do Departamento de Etnomusicologia da Instituição.

A Faculdade surgiu a partir de uma assembleia entre intelectuais que buscavam ampliar a cultura no domínio das ciências puras, promover a prática de investigações originais e desenvolver e especializar conhecimentos para exercer o magistério.

A partir de 1972, passou a ser Setor de Ciências Humanas e hoje conta com uma estrutura administrativa de 18 pessoas que cuidam de 10 departamentos, oito cursos de graduação, oito programas de pós-graduação, seis centros acadêmicos e cerca de 3 mil alunos.

“Crescemos muito. É um momento de comemorar a continuidade de um Setor produtivo, que se preocupa com as questões da sociedade atual”, diz a diretora do Setor de Ciências Humanas, professora Lígia Negri, a 23ª a ocupar o cargo.

O evento desta segunda-feira é um aperitivo do que virá em 2018. “Na primeira semana letiva do ano que vem faremos uma programação com diversas atividades, nos três períodos, propostas pela comunidade acadêmica para refletir sobre o papel das humanidades hoje e sobre a trajetória do Setor”, informa Lígia Negri.

Além do Grupo de Choro da UFPR, a programação do ato cultural inclui apresentações da Banda Othersame, às 17h30, e da Banda Hipormea (às 20h30)..

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...