Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ano letivo no Litoral é aberto com Semana de Integração

As boas-vindas aos estudantes do Setor Litoral da UFPR foram dadas pelo próprio reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho. Acompanhado dos pró-reitores de Administração, Álvaro Pereira de Souza, de Graduação, Maria Amelia Sabbag Zainko, de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes, do diretor do Setor Litoral, Valdo Cavallet, do vice-diretor, Renato Bochicchio, e da coordenadora do plano diretor da Universidade, Maria Luiza Marques Dias, alunos calouros e veteranos puderam ter acesso direto a importantes informações sobre a UFPR e dar início à Semana da Integração.

Litoral
Foto: Luiz Eduardo Geara/Setor Litoral UFPR

Participando também de mesa-redonda junto à comunidade acadêmica, o reitor ressaltou aos novos estudantes, na noite desta segunda-feira (23), que eles estão tendo uma oportunidade almejada por muitos brasileiros e que devem valorizar a vaga conquistada. “Vocês estão chegando em um projeto inovador, com características muito peculiares, que atrai olhares mundo afora e, no Brasil, pessoas de várias outras universidades vêm conhecer esse modelo. O Litoral tem a característica de uma interação comunitária vigorosa, por meio de projetos de extensão, em parceira com a sociedade”, afirmou o reitor.

Ele ainda fez questão de lembrar que a UFPR Setor Litoral foi construída com muito esforço, garra e dedicação, trabalho do qual participaram todos os docentes presentes na mesa de abertura. Ao finalizar, Zaki Akel agradeceu a “confiança de entregarem os melhores anos de sua vida à formação aqui na Universidade Federal do Paraná”. E complementou: “Garantimos que vocês terão os melhores professores, um corpo docente de alta qualidade, grandes apoiadores técnico-administrativos, pessoas que fazem da educação a sua missão na vida”.

Maria Amelia Sabbag reforçou que a graduação deve ser um momento de formação e ampla reflexão, um dos mais significativos da Universidade. O pró-reitor de Administração, fez um breve relato dos encaminhamentos dados a questões relacionadas ao transporte e à moradia estudantis, da liberação do uso do auditório e do espaço administrativo, onde funcionou a biblioteca. “Com a cessão do terreno, por parte do Estado do Paraná, onde o Setor Litoral está instalado, podemos investir nas estruturas, melhorá-las e ampliá-las. Estamos abertos a pensar as necessidades do litoral”, enfatizou. A coordenadora do plano diretor da UFPR, Maria Luiza Dias, anunciou que será feita uma reunião aberta a toda comunidade universitária para discutir o planejamento do espaço físico do Setor.

Para finalizar, o diretor do Setor Litoral, Valdo Cavallet, ressaltou o que acredita ser uma das principais mudanças ocorridas nos últimos dez anos da Universidade: o ingresso expressivo de estudantes negros, pardos e índios. “Mudaram a cor e a idade dos estudantes universitários, podemos perceber isso vendo fotos de dez anos e as de agora”, afirmou Cavallet. Ele lembrou a UFPR Litoral, assim como a Semana de Integração, foram organizadas por estudantes, técnicos, docentes e pessoas da comunidade. “Temos aqui artistas, líderes de comunidades, ex-alunos que se tornaram docentes, avós e netos estudando juntos. É o povo litorâneo, fazendo uma universidade com identidade popular”, declarou o diretor.

Estandes para informações e esclarecimento de dúvidas, ações da biblioteca, exposição de gibis , entre outras atividades culturais estão entre os eventos programados para toda esta semana. A programação completa da Semana de Integração você confere aqui.

Com texto de Aline Gonçalves/Setor Litoral

Leia também:

Calouros que não confirmarem a matrícula nos próximos dias perdem a vaga na UFPR

Começam as aulas: Calouros são recepcionados com programação especial

 

 

 

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...